Papa aceita renúncia de Dom Murilo Krieger e Sérgio da Rocha é nomeado novo Arcebispo de Salvador

Foto: Divulgação/Arquidiocese de Salvador
O papa Francisco aceitou a renúncia do governo pastoral da Arquidiocese de Salvador apresentado por Dom Murilo Krieger e nomeou o cardeal Sérgio da Rocha, 60 anos, como Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil.

O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (11), no boletim diário do Vaticano. Cardeal Sérgio da Rocha é o 28º arcebispo de Salvador. A data da posse dele ainda não foi anunciada, mas a partir do decreto do papa ele tem até dois meses para tomar posse.

Até o novo arcebispo ocupar o cargo, Murilo Krieger, também por nomeação do papa, segue como administrador apostólico da Arquidiocese de Salvador. Na nota oficial para comunicar a nomeação do novo cardeal, Dom Murilo deu boas-vindas para Sérgio da Rocha e escreveu: "O Senhor Bom Jesus do Bonfim, que com seus braços abertos acolhe todos os que sobem a Colina Sagrada, acolha este irmão que vem para a Bahia.

Nossa Senhora da Concepção da Praia, Padroeira deste Estado, interceda por este seu filho! E Santa Dulce dos Pobres seja para o Cardeal Dom Sérgio um exemplo de como 'amar e servir'". O catarinense Dom Murilo Krieger, de 76 anos, foi arcebispo de Salvador por 9 anos, desde 2011. Ele já havia encaminhado, em 2018, a carta de renúncia do cargo para o papa Francisco.

A carta segue uma tradição dentro da igreja, já que o Código de Direito Canônico em vigor, aprovado em 1983 e que rege as regras da Igreja Católica, aponta que ao completar 75 anos, todo e qualquer bispo deve apresentar sua renúncia ao papa. A resposta de Roma pode demorar até dois anos, como ocorreu com Dom Murilo.

Fonte: G1
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال