Doria, Witzel e outros seis governadores são investigados pela PGR

Foto: Reprodução
Oito governadores são investigados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suspeitas de irregularidades em contratos firmados durante a pandemia do novo coronavírus.

Segundo a colunista Mônica Bergamo estão sendo investigadas as gestões de João Doria (PSDB-SP), Wilson Miranda Lima (PSC-AM), Helder Barbalho (MDB-PA), João Azevedo (PSB-PB) e Wilson Witzel (PSC-RJ), além de outros três mandatários que não tiveram os nomes revelados.

A PGR já fez avaliação preliminar sobre cada acusação contra as gestões estaduais e está encaminhando ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) pedido de autorização para a abertura de inquérito. Alguns requerimentos já estão no tribunal. Governadores têm prerrogativa de foro e só podem ser investigados depois de autorização da corte.

As investigações mais avançadas seriam as dos estados do Pará e Rio de Janeiro, onde o STJ autorizou operação de busca e apreensão na residência oficial do governador Witzel e da primeira-dama Helena Witzel. O governador nega qualquer envolvimento em irregularidades e diz que sofre retaliações por ser oposição a Jair Bolsonaro.

Ele chegou a afirmar que o filho do presidente, o senador Flávio Bolsonaro, já deveria estar preso. A operação contra Witzel teve alto impacto no universo político. Ela coincidiu com alterações no comando da PF no Rio depois que o ex-ministro Sergio Moro afirmou que Bolsonaro queria interferir politicamente na corporação.

Um dia antes da operação no Rio, a deputada federal Carla Zambelli (PSL-RJ), aliada do presidente Jair Bolsonaro, afirmou em uma entrevista que várias operações contra governadores estavam para ser deflagradas, no que seria um escândalo nacional que poderá ser apelidado de "Covidão".

Fonte: Correio da Bahia
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال