Prefeito de Salvador revela queda na taxa de ocupação de leitos, mas prevê saturação na próxima semana

Foto: Reprodução / Facebook
A taxa de ocupação dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 caiu em Salvador. A informação foi passada na manhã desta quinta-feira (28) pelo prefeito ACM Neto, durante a inauguração de um restaurante popular no bairro do Pau da Lima.Segundo o prefeito, a taxa de ocupação dos leitos de UTI é, atualmente, de 76%.

O índice já chegou a ser de 88%. “Estamos vivendo a semana com isolamento social mais eficaz desde o início da pandemia. Ontem conseguimos registrar uma leve queda na taxa de ocupação dos leitos de UTI, o que é uma boa notícia. Ao longo da semana conseguimos incluir uma quantidade importante de novos leitos.

Fechamos o dia com 76% de ocupação. Esse número já chegou a 88%. Há uma semana não conseguíamos reduzir de 80%”, contou ACM Neto. Apesar da redução, o prefeito destacou que não houve decréscimo no número de pessoas internadas em estado grave. O que aconteceu foi o aumento de leitos disponíveis, como, por exemplo, com a inauguração do Hospital Sagrada Família, em Monte Serrat. Na próxima semana, o Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova deve ser inaugurado na capital baiana, com 100 leitos de UTI e 140 de enfermaria.

“Esse índice atual não dá conforto. Consideramos que 76% é muita coisa. Conforto teremos depois que essa taxa cair para menos de 60%. Mas já é uma vitória. Estamos incluindo novos leitos. Essa queda na taxa de ocupação é consequência de abertura de novos leitos, não na redução de novos casos graves de pessoas que precisam de terapia intensiva. Só teremos conforto quando houver redução no número de pessoas que precisam de leitos.

O controle está se dando exclusivamente pela abertura de novos leitos, o aumento da oferta. Precisamos diminuir a demanda. Temos ainda 67% na taxa de ocupação dos leitos clínicos e 79% de ocupação na rede particular”, declarou. Mesmo com a abertura diária de novos leitos e a previsão de inauguração do Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova para a próxima semana, ACM Neto afirma que a projeção da prefeitura é que a saturação do sistema de saúde em Salvador ocorra já na próxima semana.

“No dia 4 de maio fiz uma apresentação projetando o que esperávamos para o mês. Havia possibilidade de colapso no sistema de saúde para os dias 14 e 20. Vencemos o mês de maio. Não houve colapso. E não haverá em maio. As datas agora estão postergadas para o mês de junho. Pode haver colapso no dia 1º de junho para leitos clínicos, com déficit de 34 leitos, e 3 de junho para os leitos de UTI, com déficit de 13 leitos.

Tenho a firme esperança de que não vai acontecer. Vamos continuar vencendo os números, vencendo a curva. Os óbitos que estavam previstos, de 890 para o dia 4 de junho, agora a previsão é que cheguemos com a metade, ou pouco mais da metade”, detalhou. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do estado (Sesab), Salvador registra 9.389 casos confirmados de coronavírus, 63% dos mais de 15 mil notificados em todo o estado. Dos infectados na capital baiana, 357 morreram.

Fonte: G1
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال