Cachoeira: Após paciente com suspeita de coronavírus denunciar a não realização de teste, Secretaria de Saúde emite nota

Foto: Facebook 
Uma moradora do distrito de Belém da Cachoeira fez uma denúncia através de uma live, realizada por Adriano Rivera no Facebook, onde ela diz que está tendo sintomas da Covid-19 e a Secretaria de Saúde Municipal não deu a devida atenção. Hoje (04), familiares da denunciante enviaram ao Diário da Notícia um pedido de solução à prefeitura. Em nota, a prefeitura da Cachoeira argumenta justificando os  motivos de não ter ocorrido o atendimento até o momento. Leia a seguir o pedido de solução feito por Alexsandra Freitas e em seguida a nota da prefeitura:

"Precisamos de uma SOLUÇÃO!

Meus amigos, eu, minha irmã, minha mãe estamos com sintomas de COVID-19, procuramos a Unidade de Saúde de Belém, local onde estou temporariamente com minha mãe, e não podemos fazer o exame porque o posto ficou fechado por umas semanas e quando o médico veio, não podemos fazer por ter mais de uma semana que estamos sentindo os sintomas. Fui ao hospital e só fui notificada, não fizeram o exame. Estou há mais de uma semana em casa, trancada com minha família, cumprindo a quarentena e estamos com muito medo; não estamos tendo nenhum retorno de Secretaria de Saúde do município. A Secretária não está nem aí para nada, tivemos só promessas para obter o teste e até hoje NADA, a Saúde em Cachoeira está um descaso e a secretaria finge que nada acontece - eu e muitas outras famílias não estamos tendo nenhum acompanhamento, nem fomos testadas. Gente estou aqui vindo a público porque a situação está se agravando e a Secretaria de Saúde não faz nada."
Imagem: Divulgação 
"NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria de Saúde de Cachoeira esclarece que está trabalhando diariamente no enfrentamento ao Coronavírus, garantido assistência a todas as pessoas que necessitarem de ajuda neste momento difícil de pandemia que o Brasil e o mundo enfrentam.

Em atenção à moradora de Belém, Alexsandra Freitas, a Unidade de Saúde do distrito acompanhou o caso e notificou a Secretaria sobre a situação, que prontamente colocou uma ambulância específica para o atendimento à disposição de Alexsandra, para transportá-la de Belém até a Santa Casa de Cachoeira, local onde seria feito o teste RT-PCR (exame indicado para pessoas com sintomas de Covid-19). No entanto, Alexsandra recusou o transporte cedido pelo Município.

Esclarecemos ainda que esse tipo de exame, que não é o teste rápido (o qual detecta os níveis de anticorpos IgM e IgG no sangue) somente é realizado na Santa Casa, pois segue protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, com local e equipamentos apropriados e horário pré-estabelecido para que não haja aglomeração de outros pacientes supostamente infectados.

Portanto, a Secretaria de Saúde de Cachoeira está à disposição de Alexsandra, da sua família, e de toda a população cachoeirana. Por isso, reforçamos o alerta para todos: quem apresentar qualquer sintoma de Covid-19, deve imediatamente procurar uma das 13 Unidades de Saúde da Família localizadas na sede e zona rural de Cachoeira, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. E, fora desses dias e horários, MANDAR MENSAGEM para o whatsapp da Secretaria de Saúde: (75) 99894-8047.

Estamos empenhados em vencer esta luta contra o Coronavírus, e não mediremos esforços em trabalhar diariamente, a todo o momento, na prevenção e proteção do povo cachoeirano.

Secretaria de Saúde de Cachoeira"
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال