Seleção de voluntários para testes da vacina da Covid-19 na Osid começa na próxima semana

Foto: Reprodução 
Começa na próxima semana a seleção de voluntários para testes, em Salvador, da vacina contra Covid-19 produzida pelo laboratório americano Pfizer em parceria com a empresa alemã BioNTech. A informação foi dada ao Bahia Notícias pelo secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, nesta segunda-feira (27). Os estudos acontecerão no Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid).

titular da Sesab não deu data específica para início do recrutamento, mas garantiu que ele começará até 8 de agosto. “Na próxima semana, o Centro do Hospital Santo Antônio começa a recrutar voluntários. Inicialmente, serão mil voluntários, podendo chegar até cinco mil”, afirmou Vilas-Boas. Além de Salvador, o imunizante será testado também em São Paulo.

A autorização para estudos clínicos com a vacina foi emitida no último dia 21 pela Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa). O Brasil participará do estágio 3 do ensaio clínico, correspondente à fase 2 do estudo. Conforme a Anvisa, a permissão levou em conta dados das etapas anteriores de desenvolvimento dos produtos, incluindo estudos não clínicos in vitro e em animais, bem como dados preliminares de testes em andamento.

Na capital baiana, também está sendo testada a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca . O acompanhamento dos voluntários é feito no Hospital São Rafael. O estudo é coordenado pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor).

Fonte: Bahia Notícias 
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال