Confirmada antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS

Foto: Reprodução
A partir de 2021, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagará o 13º salário previdenciário, ou seja, de aposentadorias e pensões, antecipadamente. A medida foi oficializada por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União. 

Em 2020, a antecipação das parcelas aconteceu como forma de auxiliar os beneficiários afetados pela crise econômica causada pela pandemia do coronavírus. Desta forma, o decreto propõe que esta opção seja disponibilizada automaticamente, ou seja, sem a necessidade do anúncio do governo federal a partir do ano que vem.

Sobre o 14º salário do INSS O 13º salário do INSS é pago anualmente para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios diversos. Normalmente, o pagamento é realizado no fim do ano, com a possibilidade de antecipação da primeira parcela no mês de agosto. Entretanto, devido à pandemia, o INSS optou por adiantar os pagamentos do benefício este ano, realizados entre o final de abril e início de junho.

Ainda considerando o cenário da crise econômica, o Senado avalia a possibilidade de criar o 14º salário do INSS. Caso seja aprovado, o benefício irá contemplar aposentados e pensionistas que sacaram o 13º antecipado, mas ainda estão enfrentando problemas financeiros. Vale ressaltar que o novo pagamento seria realizado somente em 2020, em decorrência do estado de calamidade pública. A tramitação do projeto está disponível para acompanhamento online pelo site do Senado Federal.


Fonte: Edital Concursos Brasil
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال