Primeiro caso de animal doméstico com Covid-19 é registrado em São Paulo

Foto: Reprodução
O primeiro caso de animal doméstico com Covid-19 foi registrado no estado de São Paulo, na quinta-feira (11). De acordo com a revista Veja, se trata de uma gata, de seis anos, que teve seus testes coletados no dia 22 de dezembro, após a dona contrair a doença. 

De acordo com a revista, o pet chegou a apresentar sintomas como tosse, diarreia e espirros. Contudo, normalmente a Covid-19 não causa sintomas que prejudicam a saúde dos animais, portanto, um grupo de estudos sobre a contaminação em pets, chamado PetCovid19, observará se há a possível presença de outros vírus no gato.

É importante ressaltar que pets infectados pela Covid-19 não podem contaminar os humanos.“Até o momento, o que se sabe é que não existe risco de animais transmitirem para humanos. São os humanos que vêm transmitindo para esses animais”, diz Rafael Agopian, coordenador do PetCovid19 em São Paulo. “É isso que observamos na dinâmica de circulação do vírus em casas que tinham humanos e animais infectados”, ele explica. 

No Brasil, este é o 14º caso de pet com a doença. A contaminação em animais domésticos no país tem sido monitorada pelo PetCovid19. Para evitar o contágio de pets, as recomendações são as mesmas que para os humanos: manter o distanciamento. Caso o tutor esteja com covid-19, deve-se evitar beijar ou abraçar os animais.



Fonte: Varela Notícias
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال