Uma em cada cinco crianças em todo o mundo não tem água suficiente para atender às suas necessidades diárias

Foto: Reprodução
Globalmente, mais de 1,42 bilhão de pessoas, incluindo 450 milhões de crianças, vivem em áreas de vulnerabilidade hídrica alta ou extremamente alta, de acordo com uma nova análise divulgada pelo UNICEF. Isso significa que uma em cada cinco crianças em todo o mundo não tem água suficiente para atender às suas necessidades diárias. 

A análise, parte da iniciativa Water Security for All (Segurança Hídrica para Todos – disponível somente em inglês), identifica áreas onde a escassez física de água coexiste com um baixo nível de serviços necessários para seu uso. 

Os habitantes dessas áreas dependem de água de superfície, pontos de água não melhorados ou pontos de água localizados a mais de 30 minutos de suas casas. Thank you for watching “A crise mundial da água não está simplesmente chegando, ela está aqui, e as mudanças climáticas só vão piorá-la”, disse a diretora executiva do UNICEF, Henrietta Fore. 

“As crianças são as maiores vítimas. Quando os poços secam, são as crianças que faltam à escola para ir buscar água. Quando as secas diminuem o fornecimento de alimentos, as crianças sofrem de desnutrição e baixo peso. Quando as cheias chegam, as crianças adoecem devido a doenças transmitidas pela água. E quando os recursos hídricos diminuem, as crianças não conseguem lavar as mãos para combater as doenças”.

Os dados mostram que crianças em mais de 80 países vivem em áreas com vulnerabilidade hídrica alta ou extremamente alta. A região da África Oriental e Meridional tem a maior proporção de crianças vivendo nessas áreas, com mais da metade das crianças – 58% – enfrentando dificuldade de acesso a uma quantidade de água suficiente todos os dias. É seguida pela África Ocidental e Central (31%), Ásia Meridional (25%) e Oriente Médio (23%). 

A Ásia Meridional abriga o maior número de crianças que vivem em áreas de vulnerabilidade hídrica alta ou extremamente alta– mais de 155 milhões de crianças. Em 37 países onde existem áreas particularmente vulneráveis no que diz respeito à água, a situação é especialmente grave quando se consideram o número absoluto e a proporção de crianças afetadas pelo problema e as áreas que precisam de mobilização de recursos, apoio e ação urgente da comunidade internacional. 

Essa lista inclui Afeganistão, Burkina Faso, Etiópia, Haiti, Iêmen, Níger, Nigéria, Papua Nova Guiné, Paquistão, Quênia, Sudão e Tanzânia. A demanda por água continua a aumentar dramaticamente enquanto os recursos estão diminuindo. Além do rápido crescimento populacional, a urbanização, o mau uso e a má gestão da água, as mudanças climáticas e os fenômenos meteorológicos extremos reduzem as quantidades disponíveis de água potável, exacerbando o estresse hídrico.

De acordo com um relatório do UNICEF de 2017, quase uma em cada quatro crianças em todo o mundo viverá em áreas com estresse hídrico extremamente alto até 2040. Embora o impacto da escassez de água possa ser sentido por todos, ninguém sofre mais do que as crianças mais vulneráveis. Crianças e famílias que vivem em comunidades vulneráveis pagam um preço dobrado: enfrentam altos níveis de escassez de água e, ao mesmo tempo, têm o menor número de serviços necessários para usá-la, tornando o acesso a água suficiente especialmente suscetível a choques climáticos e fenômenos meteorológicos extremos. 

Em resposta, o UNICEF está lançando a iniciativa Water Security for All (Segurança Hídrica para Todos) para garantir que todas as crianças tenham acesso a serviços de água sustentáveis e resilientes ao clima. A iniciativa visa mobilizar recursos, parcerias, inovação e resposta global para os lugares identificados como mais vulneráveis, onde a necessidade de água, saneamento e serviços de higiene seguros, resilientes e sustentáveis é maior e mais urgente.


Fonte: Unicef
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال