Tenente do Exército, coordenador da Funai fala em "meter fogo" em índios

Foto: Reprodução
O tenente da reserva do Exército Henry Charlles Lima da Silva, coordenador da Funai no Vale do Javari (AM), encorajou líderes do povo marubo a disparar contra indígenas isolados caso sejam “importunados” por eles. “Eu vou entrar em contato com o pessoal da Frente [de Proteção Etnoambiental] e pressionar:

‘Vocês têm de cuidar dos índios isolados, porque senão eu vou, junto com os marubos, meter fogo nos isolados’”, disse Henry, durante reunião na aldeia Paulinho, em 23 de junho. O áudio foi revelado pelo jornal Folha de S. Paulo, que confirmou a sua autenticidade. 

“Não estou aqui pra desarmar ninguém, também não estou aqui pra ser falso e levantar bandeira de paz. Eu passei muito tempo da minha vida evitando a guerra, mas se a guerra vier, nós também não vamos correr. Se vierem na terra de vocês, vocês têm todo o direito de se defender.” São eles que estão saindo do território deles para importunar os marubos”, disse o coordenador no áudio. 

“Se eles [os isolados] cometerem algum delito, alguma ameaça a vocês, a gente tem de ver o que pode fazer pra poder parar”, afirmou o coordenador. "Eles já entendem. Já pedem cesta básica, já falam português, já têm contato direto com a frente, não se justificam certas atitudes deles.” Dezesseis dias antes, isolados raptaram uma mulher de 37 anos da aldeia, segundo relatos dos marubos.

Depois de quatro horas de busca, ela foi encontrada sozinha na mata, com as mãos amarradas. Teria sido a terceira tentativa de sequestro da mesma mulher desde o final de 2020. A Folha diz ter entrado em contato com a sede da Funai, em Brasília, no início da manhã desta quinta-feira (22), mas não obteve retorno até a publicação do texto.




Fonte: Metro 1 
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال