Acelerar áudios no Whatsapp pode provocar ansiedade, alerta especialista

Foto:  Reprodução
Quando o Whatsapp anunciou a ferramenta de aceleração de áudios, em maio deste ano, muitos usuários comemoraram e vibraram a novidade, afinal, segundo a própria empresa, este era um dos recursos mais solicitados. 

Mas a tentadora novidade apresenta riscos à saúde mental e passou a ser repudiada por profissionais que lidam com o sistema nervoso e psicológico. O motivo é o risco de inflamação de transtorno de ansiedade em quem escolhe ouvir um áudio de 1 minuto em 30 segundos, por exemplo. A pandemia impactou, de forma geral, a saúde mental das pessoas em todo o mundo.

Dados compilados por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontam aumento de 90% de pessoas que relataram sintomas como ansiedade e estresse agudo nos primeiros meses, entre março e abril de 2020. 

Ao longo do ano, a ansiedade foi o transtorno mais comum entre os brasileiros, encontrado em 86,5% dos entrevistados de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde. Mas como a nova ferramenta do Whatsapp, que aparentemente facilita a vida de quem vive sem tempo, pode oferecer riscos à saúde mental? A psicóloga Juciana Barboza Marcel, especializada em ansiedade, depressão e estresse, explica que ouvir um áudio acelerado é um estímulo externo que avisa o sistema para ficar em alerta. “Então, inconscientemente, você avisa ao sistema nervoso para você ficar acelerado. Mas nós não temos o botão de desliga. 

Então, é extremamente prejudicial, pois você vai ativar um aceleramento no seu organismo. Você sai do áudio acelerado e continua acelerado”, explica.



Fonte: A Tarde
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال