Sesab autoriza presença de acompanhantes de gestantes, mas visitas seguem proibidas

Foto: Reprodução
Após meses com visitas e a presença de acompanhantes suspensas nos hospitais da Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE), divulgou nota técnica, orientando unidades de saúde e secretarias municipais de Saúde, com relação a proteção da saúde de gestantes, puérperas e neonatos, principalmente no que se refere a presença de acompanhantes e visitantes, durante a pandemia de Covid-19. 

No documento, a pasta reconhece a importância da presença de acompanhante durante o trabalho de parto, o parto e pós-parto, mas destaca a necessidade de reduzir o fluxo de pessoas nos ambientes das unidades de saúde durante o período de crise sanitária. Diante disso, é permitida a presença de acompanhante apenas durante a evolução do parto com o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas presentes. 

De acordo com a nota técnica, cada paciente pode ter apenas um acompanhante durante todo o tempo de internamento. Essa pessoa deve ter idade entre 18 e 59 anos, não pode apresentar sintomas gripais nem ter tido contato com pessoas com sintomas gripais nos 14 dias que antecedem a internação. 

É exigida ainda o uso de máscara cirúrgica durante todo o período de permanência na unidade e no caso de pacientes menores de 18 anos, o acompanhante deverá ser o pai, a mãe ou responsável legal.




Fonte: Bahia Notícias 
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال