10 curiosidades sobre Vincent van Gogh

Autorretrato com Chapéu de Palha - Van Gogh Museum
Vincent van Gogh foi um pintor impressionista holandês que, apesar de ser um dos mais importantes e expressivos da sua escola artística e um dos mais famosos até hoje, conseguiu vender apenas um de seus quadros enquanto estava vivo. 

Sua morte acontece de maneira prematura, ainda com 37 anos em 1890, e é rodeada de mistérios e dúvidas até hoje. A genialidade das suas obras e desenhos se mistura com sua vida intensa, curiosa, com problemas psicológicos e instabilidade emocional. 

Por mais que sua vida tenha sido breve e que ele só tenha pintado seu primeiro quadro com 27 anos, de 1881 e 1890, Vincent desenvolveu mais de 900 obras. 

Antes de se dedicar completamente à arte, o pintor holandes tentou seguir carreiras como negociante de arte e também como missionário. 

O movimento artístico que o deixou mundialmente famoso foi o impressionismo. Com início na França em 1874, a denominação "impressionismo" foi criada inicialmente como uma classificação pejorativa do crítico de arte Louis Leroy depois de ver a obra "Impression du Soleil Levant" de Monet, outro expressivo pintor do movimento artístico. 

Os impressionistas buscavam por efeitos de luz natural, temas da natureza, valorização de decomposição das cores e pinceladas soltas sob a tela. 

Descubra a seguir as dez principais curiosidades de Vincent van Gogh e como foi o decorrer da vida de um dos pintores mais conhecidos da atualidade. 

1. Os mistérios de sua morte 

Até hoje as circunstâncias de sua morte são consideradas controversas e duvidosas. A primeira e mais difundida versão é a de que ele tenha tirado sua vida com um tiro em um campo de trigo na cidade de Auvers na França e falecido dois dias depois do ocorrido. Outras diversas versões contestam o suicídio e em uma delas Vicent teria sido baleado por dois meninos que eram seus vizinhos. 

2. As melhores obras segundo o próprio van Gogh 

Apesar de considerar os girassóis como seu tema pessoal, Vincent considerou as obras "Os comedores de batata", "Doze girassóis numa jarra" e "O quarto em Arles" como seus três melhores trabalhos, de acordo com cartas escritas por ele ao seu irmão, Theo, e a Gauguin. 

3. O conhecido ato de cortar a orelha Paul

Gauguin, pintor francês pós-impressionista, foi seu colega de quarto por muitos anos. Após uma de suas discussões acaloradas e intensas, van Gogh cortou sua orelha esquerda. Neste episódio ficou clara também uma das doenças psicológicas de Vincent na qual ele tinha episódios de alucinações e descontrole emocional. 

4. Vincent van Gogh e Paul Gauguin 

As motivações da relação entre os dois sempre foi uma dúvida até que um artigo da Harvard Magazine explorou o fato confirmando que, de acordo com os biógrafos médicos de Vincent, "sua vida adulta incluiu períodos de hipersexualidade, hipossexualidade, bissexualidade e homossexualidade". 

5. O melhor ano de van Gogh 

No ano de 1873, Vincent foi a Londres para trabalhar oficialmente, como contratado, com o negociante de arte Goupil & Cie e, de acordo com cartas enviadas ao seu irmão, este foi o ano mais feliz de sua vida apesar de não ter terminado bem. 

O pintor se apaixonou pela filha da proprietária, Eugénie Loyer, mas quando se declarou a ela descobriu que estava secretamente noiva de um ex-pensionista do local. 

6. Onde foi pintado o quadro "Noite Estrelada" 

Acredite se quiser, "Noite Estrelada" quadro mais conhecido de van Gogh foi pintado em um asilo em Saint-Remy-de-Provence, em território francês. Vincent foi ao asilo com a intenção de se recolher e buscar recuperar-se de um colapso nervoso que teve em 1888. "Noite Estrelada" era a vista da janela de seu quarto neste período. 

7. Sua relação com a prostituta Sien 

A vida do pintor holandes passou por inúmeras fases e paixões. Uma delas foi com a prostituta Sien, com quem viveu por um período de tempo e tinha uma relação próxima o suficiente para cuidar de seu filho. 

O romance acabou quando Theo pediu para que a deixasse e se mudasse para Drenthe, na Holanda. 

8. O amarelo de suas obras 

O amarelo é uma das cores mais características das obras de Vincent. Porém, as tonalidades que temos acesso atualmente não chegam perto do pigmento original de suas obras nos primeiros anos após a sua criação. 

O amarelo utilizado por pintores no período era o amarelo cromo que, com o passar do tempo, passava por um desbotamento e escurecimento irreversíveis. 

9. O papel de cunhada de van Gogh na sua fama 

Após a morte de Vincent e do seu irmão mais velho Theo, todas as obras do pintor e as cartas enviadas foram assumidas pela esposa de Theo e sua cunhada Johanna. 

Com isso, coube a ela assumir todo o trabalho de promoção e divulgação destas obras, além da publicação das cartas entre os dois. Após a morte de Johanna, seu único filho foi o responsável por fundar o Van Gogh Museum em Amsterdã no ano de 1973. 

10. As cartas de Vincent 

Ao longo de sua vida, van Gogh escreveu mais de 800 cartas que contam, com detalhes, diversos momentos importantes de sua vida, sendo que a grande maioria delas é para seu irmão mais velho e confidente, Theo. 

Estas cartas já foram inspiração para inúmeros livros publicados e análises posteriores sobre a sua vida e suas obras. 

Teatro São Cristóvão Saúde apresenta: O Amor de Van Gogh 

Uma ótima opção de teatro na pandemia é o espetáculo, de categoria cultural e com duração de 60 minutos, que baseia seu roteiro e produção na biografia do pintor impressionista Van Gogh. 

Logo após a sua morte, van Gogh desperta dentro de uma de suas obras e passa a conseguir observar a vida além da tela. 

Preso em sua pintura, o pintor começa notar as reações das pessoas sobre a sua arte e percebe em si os sentimentos guardados de amores que sempre foram motivo de inspiração para suas criações.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال