Feira: HEC realiza parto raro de bebê gerado fora do útero da mãe

Foto: Divulgação
A equipe da Maternidade do Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, realizou na última quinta-feira (23/09) um parto raro em que o bebê cresceu e se desenvolveu fora do útero da mãe. O caso é conhecido como gravidez ectópica abdominal e foi a primeira vez que o procedimento foi realizado na unidade. Conforme informações da assessoria de comunicação do HEC, a incidência de parto abdominal varia entre 1 caso para cada 10 mil gestações até 1 caso para cada 30 mil gestações.

Aline do Socorro, 39 anos, deu entrada no HEC em 02 de Julho, com 19 semanas de gestação. À época, ela trouxe uma ultrassom que evidenciava a gravidez abdominal e desde o início do internamento foi orientada sobre o prognóstico fetal, bem como os seus riscos. A gestação durou 32 semanas e 06 dias, pouco mais de sete meses. A bebê Alice Vitória foi gerada acima do útero e da bexiga, na região abdominal. Em uma gravidez comum, ela teria crescido e se desenvolvido dentro do útero da mulher. Mãe e filha passam bem.

De acordo com a médica obstetra, Amália Olímpia, todo aparato técnico e suporte especializado foram montados para este procedimento cirúrgico obstétrico. “Montamos uma estrutura bem organizada para fazer este parto, com a participação de outros especialistas, como cirurgião vascular, cirurgião geral, equipe de neonatologia e UTI materna, para dar o máximo de suporte para essa cirurgia obstétrica bem atípica”.

“Demorei seis anos para consegui ter minha filha, mas eu não desisti. Alice Vitória permaneceu firme com a mamãe dela e eu sempre mantive a fé em Deus. E assim estou aqui com ela: bem e fortes”, comemora Aline. 

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال