Carnaval 2022: cidades do interior e litoral aguardam aval do estado para a folia

Foto: Reprodução 
Se até agora ninguém sabe se o Carnaval 2022 vai mesmo ocorrer em Salvador, o que dirá nas demais cidades do litoral e interior. Como a capital baiana costuma capitanear o debate e o governo estadual é quem bate o martelo da decisão, os gestores seguem na posição de espera para divulgar se vão realizar a festa ou não. 

Na capital, Bruno Reis já afirmou que o encontro com o governador Rui Costa deve acontecer “na data-limite”, que seria no final deste mês, para deliberarem sobre a realização da festa. Enquanto Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e Porto Seguro, no extremo- sul, já fazem planos para a festa, as cidades de Conde, Maragojipe e Barreiras afirmam aguardar o aval do governador antes de fazer qualquer coisa. 

Com festas de menor porte em comparação com a da capital, essas prefeituras não têm tanta pressa quanto à decisão e, por enquanto, assistem aos debates sobre o assunto. Assessor especial institucional da Prefeitura de Conde, no Litoral Norte, Antônio Reis conta que o Carnaval no município sempre teve dois circuitos, um na sede da cidade, e outro na praia de Sítio do Conde, além de alguns blocos que saem nas praias de Barra do Itariri. 

Segundo ele, era comum receber muitos visitantes de toda a região e até de alguns estados, já que famílias alugavam casas ou adquiriam estadia nos 34 hotéis e pousadas do município. Eles costumavam atingir 100% de ocupação no período. Sem as festas, a movimentação de público cai e há um impacto econômico no orçamento das pessoas e do município, já que há menos consumo de bens e serviços. Nos últimos carnavais, Conde teve, em média, 150 vendedores ambulantes nos eventos. 

O assessor acredita que, com os reflexos da pandemia, o número de trabalhadores informais seria ainda maior nas festas carnavalescas de 2022. Para deliberar sobre o evento, os prejuízos financeiros são colocados na balança junto com os riscos sanitários, uma vez que as festividades podem provocar aumento dos números da covid-19 no município. Isso desencadearia uma nova onda de problemas no sistema de saúde do estado, já que o Conde não conta com leitos próprios para a doença e pacientes com casos graves têm que ser transferidos para Salvador.

“A realização de uma festa que traz mais de 100 mil pessoas para o município durante as festas, representa sim um risco”, diz Reis. “De maneira oficial, ainda não [está decidido se haverá], mas o 
prefeito entende que é muito cedo para afirmar se fará ou não e, de toda sorte, aguardará posição do governo”, completa ele. Mesmo se a festa for liberada, não haverá condições de promovê-la sem auxílio financeiro do governo estadual. A Prefeitura de Barreiras, no oeste do estado, diz que conta com uma Comissão Permanente de Eventos que tem “ampla experiência em grandes eventos”, como o Barreiras Folia. 

Na edição de 2020, o evento teve 80 atrações e levou mais de 430 mil pessoas aos circuitos do Carnaval, injetando R$ 40 milhões na economia local. A estimativa naquele ano foi de que 30% eram de turistas vindos de cidades da região Oeste e também, de Brasília, Goiânia, Tocantins e São Paulo. A movimentação financeira envolveu gastos com vestuário, calçados, alimentação, bebidas, combustível, além de serviços de costureiras, salões de beleza e artesanato. 

“Ainda não temos uma posição definida, seguimos monitorando o quadro epidemiológico, bem como o posicionamento da capital e do próprio governo do estado. Sendo tomada a decisão de realização do Carnaval, o evento acontecerá com o mesmo brilho de sempre”, afirma Edivaldo Costa, secretário de comunicação. 

A Prefeitura de Maragojipe informou que terá uma reunião nesta quarta-feira entre prefeito e secretários para tomar uma decisão, mas adiantou que aguarda e seguirá a decisão do governo do estado. As prefeituras de Lauro de Freitas, Madre de Deus, Porto Seguro, Itacaré e Palmeiras também foram procuradas no sábado para se posicionarem sobre o tema, mas não responderam às solicitações da reportagem.




Fonte: Correios
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال