Ilhadas, comunidades indígenas fazem campanha para arrecadar dinheiro após chuva no sul da Bahia

Foto: Reprodução 
Com as enchentes no extremo-sul da Bahia, o Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (MUPOIBA) recolhe doações para as comunidades indígenas afetadas pelas chuvas na região. De acordo com o movimento, centenas de famílias ficaram ilhadas após as pontes que dão acesso às aldeias terem sido destruídas. 

Um levantamento feito pelo movimento em parceria com a Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia (Finpat) mostra ainda que um dos principais problemas enfrentados por essas comunidades é a falta no abastecimento de água potável. Com as fortes chuvas, os rios que abastecem as cidades onde as aldeias estão localizadas ficaram poluídos. 

No município de Prado, 14 comunidades indígenas e cerca de 700 famílias foram atingidas e isoladas pelos acessos de entrada e saída dos aldeamentos. Entre Itamaraju e Prado, houve desmoronamento e bloqueio em duas localidades. A ponte da via de acesso entre o povoado Guarani e Corumbau foi destruída pelas correntes de água. 

A ponte caiu entre a comunidade indígena Craveiro e Cumuruxatiba e, entre Aldeia do Pé do Monte e Aldeia Nova/Pecuária, a barragem rompeu destruindo a ponte no acesso. As lideranças apontam também para dificuldades no deslocamento de famílias até os supermercados, farmácias e hospitais pelas interdições das estradas de acesso a esses lugares. 

Com isso, iniciaram uma campanha solidária. Segundo o MUPOIBA, todo valor arrecadado será revertido em alimentos, remédios, produtos de higiene pessoal, água, colchões, fraldas e construção e reparo de pontes.

Fonte: Metro1
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال