Casamentos têm durado cada vez menos no Brasil, aponta IBGE

Foto: Reprodução
Os brasileiros se divorciaram 331,2 mil vezes em 2020, de acordo com última pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nesse universo, chama atenção o fato de que praticamente a metade (49,8%) das separações aconteceu entre casais que estavam há menos de dez anos juntos, cenário muito diferente de 2010, quando essa proporção era de 37,4%.

Os pesquisadores comentam que há uma tendência progressiva de queda na duração destes matrimônios no país, segundo os dados colhidos nos últimos anos. "Isso indica que os casamentos têm durado menos. Em alguns lugares duram mais, como no Sul. Mas na maioria das regiões, observando-se pela série histórica, é perceptível o aumento do percentual dos casamentos que acabam antes dos dez anos.

É uma mudança cultural, de costumes e de valores. Não se entende mais o casamento como algo que dura para sempre e ter filhos não é mais um impeditivo para o divórcio. Há também a facilitação jurídica, que deve ter seguido as mudanças culturais, como o divórcio feito em cartório e as modificações legais para um novo casamento", comentou a gerente das Estatísticas do Registro Civil, Klívia Brayner.

Fonte: Metro 1
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال