Desemprego cai a menor patamar desde 2016, mas renda do brasileiro continua em declínio

Foto: Reprodução
A taxa de desemprego caiu 0,9 ponto percentual, ficando em 11,2% no trimestre encerrado em janeiro. O dado foi compartilhado pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (18) na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). 

Com a queda, a taxa chegou ao seu menor patamar para o período desde 2016. O valor superou a expectativa do mercado, que esperava que o indíce ficasse em 11,4%. Em dois trimestres consecutivos o indíce de desemprego no Brasil apresentou baixa. Porém, a mesma história se repete. 

Assim como no trimestre terminado em agosto, neste, a renda média do brasileiro também apresentou retração, com queda de 1,1% ante o trimestre anterior e de quase 10% na comparação anual. “Embora haja expansão da ocupação e mais pessoas trabalhando, isso não está se revertendo em crescimento do rendimento dos trabalhadores em geral”, afirma Adriana Beringuy, coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE. 

Atualmente, há 12 milhões de pessoas procurando emprego no mercado de trabalho brasileiro. Em outubro, este número era de 12,4 milhões.

Fonte: Metro 1
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال