Baiano conquista maior premiação de Ciência e Tecnologia; “reconhecimento máximo”

Foto:  Reprodução/MCTI
O químico Jailson Bittencourt de Andrade foi o vencedor da 34ª edição do Prêmio Almirante Álvaro Alberto, que reconhece trabalhos em Ciência e Tecnologia. O anúncio foi feito na última sexta-feira (1º/4). Ele é baiano, professor aposentado da UFBA e atualmente trabalha no Senai-Cimatec.

Distribuído anualmente para uma das três áreas do conhecimento, o prêmio é atribuído ao pesquisador que tenha se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor para o progresso da sua área. 

O vencedor recebe medalha e diploma e R$ 200 mil em espécie, oferecidos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI), além de uma visita ao Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (ICT) e uma viagem à Antártica, a critério do agraciado, oferecidas pela Marinha do Brasil. Em entrevista publicada no site do MCTI, o pesquisador disse estar bastante satisfeito com a honraria.

“Em resumo, desde 1988 o CNPq me apoiou com inúmeros projetos de pesquisa individuais e coletivos, sendo o do Programa INCT o mais relevante e de grande abrangência nacional envolvendo Grupos de Pesquisas importantes das regiões NE, CO, SE e Sul. 

Agora, culminando neste reconhecimento máximo do CNPq a um pesquisador, que é o Prêmio Almirante Álvaro Alberto!!”, celebrou. Jailson é um dos nomes importantes da pesquisa no Brasil e, dentre os projetos, coordena o Estudo Multidisciplinar da Bahia de Todos os Santos – Projeto Kirimurê.

Licenciado e Bacharel em química pela UFBA, e Mestre e Doutor em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Em 1988, realizou estudos de pós-doutoramento no Laboratório Nacional Brookhaven, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Atua em pesquisa científica envolvendo a química inorgânica, química analítica, química ambiental e energia e combustíveis.


Fonte: AratuOn
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال