Artigo científico detecta problema de lombalgia em populares do Recôncavo Baiano

“Avaliação da Prevalência de Lombalgia em participantes de Feiras de Saúde em Municípios do Recôncavo Baiano: Um Estudo Transversal”. Este é o tema do artigo publicado na Revista Científica Recima21, coordenado pelas docentes do curso de fisioterapia da Faculdade Adventista da Bahia, Fadba, a mestre Sânzia Ribeiro e a doutora Djeyne Wagmacker.

A publicação trata-se de um estudo de prevalência de dores na coluna lombar. A pesquisa de campo foi realizada no contexto de feiras de saúde conduzidas pelos alunos do curso de fisioterapia da Fadba.

Participaram da pesquisa os alunos do último período do curso de fisioterapia da Fadba, Lucas dos Santos Moreno, e Waldison da Silva Marques, do Ensino Profissional de nível técnico em técnico em Segurança do Trabalho pelo Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia, Brasil(2017) Linha de Pesquisa em Neuromodulação e Saúde da Fadba.

Segundo a docente e pesquisadora da Fadba, mestre Sânzia, “o estudo é fundamental para a comunidade científica compreender como um problema de saúde se manifesta em determinada comunidade. O objetivo foi compreender como a lombalgia pode acometer pessoas, e quais envolvem fatores psicossociais. Porque se a dor lombar é crônica, é importante caracterizar e reconhecer o perfil de pessoas e o que causa para buscar as melhores estratégias de prevenção”, explica.

Dentro do cuidado de saúde de uma região é de suma importância compreender na pesquisa o que leva a comunidade a estas condições, para que soluções macros sejam desenvolvidas, inclusive por políticas públicas para minimizar o problema de saúde que fragilizam a qualidade de vida da população.

Com uma pesquisa dessa natureza, “é possível pensar em ações de combate à lombalgia dentro do contexto da região do recôncavo baiano. Dessa forma é possível levar a divulgação dessas informações científicas para o poder público e desenvolver ações práticas para reduzir o impacto do problema de saúde coletiva, coloca a pesquisadora e mestre Ribeiro.

A Fadba apoia, incentiva e realiza ações, projetos e pesquisas para o desenvolvimento e qualidade de vida das comunidades circunvizinhas. 

Siga-nos no Facebook e Instagram. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال