Começa neste domingo (28) a 3a edição do SiHuma - Simpósio de Humanidade do CAB, com o tema: Bicentenário da independência do Brasil - um país em construção

De 28 a 31 de agosto de 2022, Cachoeira BA, cidade localizada a 110 km de Salvador, reúne pesquisadores e estudantes durante o 3º SiHuma - Simpósio de Humanidades - com o tema: Bicentenário da Independência do Brasil: um país em construção, no Campus da Faculdade Adventista da Bahia.

A Mesa de Abertura conta com a presença do Magnífico Reitor, Prof. Dr. Fábio Josué Souza dos Santos que discorrerá sobre a importância da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) na configuração atual do Território do Recôncavo Baiano e do Historiador Manoel Passos Rocha Pereira, Mestre em História e Patrimônio, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto que apresentará o contexto histórico da Independência do Brasil, na Bahia.

O evento que é gratuito consiste em uma verdadeira imersão acadêmica e protagonismo estudantil com o objetivo de refletir sobre o papel do Recôncavo Baiano no contexto das lutas pela Independência da Bahia; o papel das mulheres e dos diferentes atores sociais no contexto do século XIX. O Professor Augusto Fagundes da Silva dos Santos, Pós-Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense - UFF é um dos convidados do evento e participará de uma Mesa-Redonda voltada para os aspectos econômicos e sociais do período.

Os 100 Anos da Semana de Arte Moderna também é objeto de reflexão ao longo do simpósio por ser considerado um momento de ruptura cultural e da busca de uma identidade brasileira. O Professor Dr.. João Evangelista do Nascimento Neto (UNEB) e a Prof. Ms. Aníger Rocha da Silveira (SEC-BA) vão refletir sobre essa temática juntamente com a Professora Ms. Daianna Quelle (CAB).

Com a Mesa-redonda: LITERATURA, TEMÁTICAS E FRONTEIRAS composta pela Prof. Dr. Adna Couto (CAB/FADBA), Ellen Felício (Graduanda em Letras – UEFS/Ex-aluna do CAB) e com a mediação da Prof. Esp. Isabel Maria Torres Marinho (CAB/FADBA) e do aluno: Bruno Vicente (Estudante do CAB) a Semana de Arte Moderna é mais uma vez contemplada na programação.

Ao longo do evento serão realizados Saraus Literários pelos estudantes do Ensino Médio,

DOMINGO

28 de agosto

2º A e 2º B

15h40: Sarau – Independência do Brasil, na Bahia.

SEGUNDA-FEIRA

29 de agosto

3º Ano B

09h20: Sarau – Semana de Arte Moderna a reinvenção do Brasil.

3º Ano A

15h00: Sarau – Encenação das Obras Literárias O Quinze e Vidas Secas

TERÇA-FEIRA

30 de agosto

1º B

09h20: Sarau – As mulheres na Luta pela Independência do Brasil

QUARTA-FEIRA

31 de agosto

1ª A

09h20 Sarau - Mulheres de fé

Ao longo do evento ocorrerá lançamento de livros e oficinas que articulam diferentes eixos do conhecimento: repertório cultural, pensamento científico, crítico e criativo; responsabilidade social e cidadania e o campo missiológico para pensarmos além dos 200 anos da emancipação política do Brasil que tipo de país desejamos construir para o futuro.

O 3º SiHuma - Simpósio de Humanidades vai de 28 a 31 de agosto e termina a Conferência do Professor Ms. Esmeraldo Sobrinho com o título A fé como instrumento de libertação.

Confira a programação e as inscrições AQUI

Público alvo: Ensino Médio e Educação Superior.

Siga-nos no Facebook e Instagram. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال