Santo Antônio de Jesus tem 4 casos suspeitos e 2 casos ativos da Varíola dos Macacos, diz prefeitura

Priscila Oliveira e Genival Deolino | Foto: Blog do Valente
A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, realizou uma coletiva para passar informações sobre os casos de monkeypox, nesta terça-feira (02). Três novos casos suspeitos de Varíola dos Macacos  no município. De acordo com a Diretora de Vigilância Epidemiológica, Priscila Oliveira, são três pacientes sendo uma criança de 7 anos do sexo feminino, e duas mulheres adultas, uma com 59 anos e a outra com 51 anos.

Importante salientar que o município já tem dois casos confirmados e um outro caso sob investigação desde a semana passada, uma menina de 8 anos. Sendo assim, Santo Antônio de Jesus tem 4 casos suspeitos e 2 casos ativos da Varíola dos Macacos, (Monkeypox).

Durante a coletiva o prefeito falou sobre os desdobramentos após a confirmação de dois casos da monkeypox no município. “Tivemos a confirmação, por meio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), dos dois casos ativos de monkeypox em Santo Antônio de Jesus, mas, antes mesmo da confirmação, a nossa Vigilância Epidemiológica já havia posto em ação todos os protocolos de biossegurança para impedir que o vírus se espalhe”, explicou o prefeito. 

Segundo Priscila Oliveira, “o período de incubação do vírus pode levar até 21 dias, por isso temos que fazer esse rastreio com os contactantes durante 21 dias. Infelizmente ainda não temos nenhum protocolo de saúde, nem da OMS e nem pelo Ministério da saúde. No ultimo dia 29 de julho foi instituído um COEM pelo Ministério da Saúde que é um Centro de Orientação de Emergência ao Monkeypox, ele faz todo o acompanhamento e avaliação dos pacientes”.

Todos os casos estão sendo acompanhados pela equipe da Vigilância Epidemiológica, e permanecem em isolamento domiciliar.

Para a diretora da Vigilância Epidemiológica, Priscila Oliveira, a população tem papel fundamental no controle da doença. “É preciso que a população esteja atenta aos cuidados necessários para evitar a propagação do vírus. O uso de máscara ajuda na prevenção, assim como evitar o contato físico com pessoas que estão com suspeita da doença. Temos ainda quatro casos suspeitos, aguardando o resultado. É importante salientar que em caso de sintomas, o indivíduo deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima”, ressaltou a profissional. (Blog do Valente)

Siga-nos no Facebook e Instagram. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال