Diferença entre Lula e Bolsonaro é a menor desde o início do ano, diz Paraná Pesquisas

Foto: Reprodução | IstoÉ
A mais recente rodada do Paraná Pesquisas mostra a menor diferença entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), desde o início de 2022. Publicado nesta terça-feira (13), o levantamento mostra que o petista teve o seu pior número em 2022 com 39,6%, enquanto Bolsonaro pontuou com 36,5%. Como a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, os dois estão em um empate técnico.

Em fevereiro, na primeira pesquisa feita pelo instituto neste ano, Lula tinha 40,1% contra 29,1% do atual presidente, uma distância de 11 pontos, a maior da série anual. Os números foram analisados no cenário estimulado.

Em terceiro lugar está Ciro Gomes (PDT) com 7,4%. Em seguida aparecem Simone Tebet (MDB) com 4,7% e Felipe D’Ávila (NOVO) com 0,5%. Pablo Marçal (PROS) e Soraya Thronicke (União) marcaram 0,4%. Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) aparecem empatados com 0,1%. Eymael não pontuou. Os entrevistados que não souberam ou não responderam somaram 4% e aqueles que declaram voto nulo, branco ou em nenhum candidato representaram 6%.

No cenário espontâneo, Lula continua liderando, mas a diferença para Bolsonaro é ainda menor. Na simulação, o petista tem 32% contra 30% do adversário. Ciro aparece com 4% e Simone Tebet com 2,1%. Os demais candidatos somados não chegam a 1%. Em caso de segundo turno, o levantamento indica que Lula venceria Bolsonaro por 47,4% contra 41,2%.

O trabalho de levantamento dos dados foi feito através de entrevistas pessoais, com 2020 eleitores com 16 anos ou mais, em 26 Estados e Distrito Federal e em 162 municípios brasileiros entre os dias 8 e 12 de setembro de 2022, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, no mínimo, 20,0% das entrevistas. A amostra atinge um grau de confiança de 95,0%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-05388/2022. (BN)

Siga-nos no Facebook e Instagram. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال