Evento comemora 100 anos da semana de arte moderna de 1922

Por Wiliane Passos
Entre os dias 04 e 08 de setembro, a escola de musica realizou a Semana de Artes 2022. O evento celebrou os 100 anos da semana de arte moderna de 1922, momento histórico no qual a arte brasileira foi valorizada, de certa forma rompendo com os padrões estéticos europeus. Ao longo da semana foram realizados quatro concertos de música brasileira e uma exposição de artes visuais produzida por estudantes do CAB.

Contexto histórico:

Há 100 anos, artistas como a pintora Anita Malfatti e os escritores Oswald de Andrade e Mário de Andrade idealizaram o que hoje é considerado um dos momentos mais marcantes para a cultura e produção artística brasileira no século 20: a Semana de Arte Moderna. Neste domingo (13), o evento comemora seu centenário. Marco do modernismo no Brasil, evento propôs novas formas de expressão e valorização de uma arte mais nacional.

Na abertura da semana de artes, a Fadba recebeu um duo de violoncelo e violão com a doutora Suzana Kato e Diego esteves, ambos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que se apresentaram no auditório central.

Para a segunda noite, pela primeira vez, a instituição recebeu o NEOJIBA* (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), que trouxe jovens músicos da Bahia para proporcionar uma experiência diferenciada de interpretação musical para os ouvintes.

Na terceira noite, alunos e professores da escola de música apresentaram um recital de música brasileira, interpretando compositores como Ernesto Nazaré e Zequinha de Abreu, conduzindo o público a uma imersão nas propostas musicais e no tema da semana.

Para finalizar a semana, a Orquestra da Fadba e o Madrigal Vivace apresentaram obras de compositores brasileiros. Também foram expostas obras de arte e os estudantes do Colégio Adventista da Bahia (CAB) apresentaram suas produções artísticas e explicaram o conceito de criação de cada uma delas.

Segundo o professor e maestro Pablo Sanches, organizador do evento, essa foi uma das melhores semanas de artes dos últimos anos e foi notada a resposta muito positiva do público, composto por alunos do CAB, Fadba e comunidade do entorno da instituição, que foram convidados a prestigiar o evento.

Confira um resumo do evento em vídeo, clicando aqui.

*O NEOJIBA - Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia - foi criado em 2007 pelo pianista, educador, regente e gestor cultural Ricardo Castro e está vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Governo do Estado da Bahia. 

Siga-nos no Facebook e Instagram. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال