Taxa de ocupação de leitos aumenta em hospital referência para Covid em Salvador

Foto: Pablo Vasconcelos/TV Bahia
A taxa de ocupação de leitos adultos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Espanhol, referência no tratamento de Covid-19 em Salvador, registou um aumento de 50%, conforme informações da assessoria de unidade de saúde nesta quinta-feira (17).

No dia 8 de novembro, apenas 10 dos 40 (25%) leitos de UTI adulto estavam ocupados. Nesta quinta, a ocupação é de 75%, já que 30 dos 40 estão com pacientes.

Enquanto isso, os leitos de enfermaria adulto registraram um aumento de 39,8%. Em 8 de novembro, apenas sete dos 40 (17,7%) estavam ocupados, mas nesta quinta 23 dos 40 (57,5%) estão com pacientes internados.

Ainda conforme a assessoria da unidade, em janeiro deste ano, o hospital chegou a ter 260 leitos para o tratamento da Covid, sendo 130 de UTI e 130 de enfermaria. No entanto, desde o mês de setembro, a unidade opera com apenas 80 leitos (40 de UTI e 40 de enfermaria).

A enfermeira Claudiana Pereira, que atua como gerente operacional do Hospital Espanhol, detalhou o estado dos pacientes que estão internados no local.

"Percebemos um aumento no número dos casos desde o fim de semana. A maioria dos pacientes estão com esquema vacinal incompleto, tem acima de 60 anos e, mesmo assim, a gente percebe a atuação da vacina, porque eles têm chegado com menos gravidade”, afirmou.

Para Claudiana, o aumento no número de casos da doença tem a ver com o aumento da aglomeração, mas garantiu que não há motivo para pânico.

“Quando as medidas de prevenção vão sendo deixadas de lado e há um aumento da aglomeração, essa doença tem a capacidade de voltar. Precisamos cuidar da gente, voltar a usar máscara e evitar aglomerações”, disse.

Em relação ao estado, a taxa de ocupação de leitos UTI adulto estava em 46% e a de UTI pediátrica em 45%, até o final da manhã desta quinta, segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Por causa disso, a pasta recomendou os seguintes cuidados: completar o esquema vacinal; testagem de sintomáticos; isolamento de positivos; uso de máscara em unidades de saúde. (G1)

Siga-nos no Facebook e Instagram. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال