Encontro sobre zooterapia na Fadba falou da relação dos pets com o bem-estar físico e emocional dos humanos

Você já pensou sobre a relação entre nossa saúde e nossos companheirinhos animais? No início deste semestre o projeto Coletivo Viver promoveu uma roda de conversa na Faculdade Adventista da Bahia (FADBA) para falar sobre a relação dos animais de estimação com o bem-estar físico e emocional dos seres humanos.

De acordo com Ellen Zoppi, professora do curso de Psicologia e responsável técnica da Clínica-escola de Psicologia da instituição: “Coletivo Viver é um projeto criado pela psicóloga Paula Ferreira que visa agrupar e incentivar pessoas de todas as idades, profissões e interesses a viverem uma vida mais leve e saudável. Atualmente o Coletivo Viver conta com profissionais e estudantes de diversas áreas”.

A psicóloga conta também que além disso, o projeto desenvolve diversas atividades com propostas e dinâmicas leves e relaxantes. Desde ensinamentos práticos acerca de como lidar com questões emocionais como estresse e ansiedade, à promoção de atividades físicas e cuidados à saúde como um todo, além de potencializar a criatividade através do incentivo ao desenvolvimento artístico, por meio de músicas, instrumentos e trabalhos manuais.

Um dos grandes objetivos do evento foi levar informação, de forma didática todos os que compareceram puderam aprender acerca dos inúmeros benefícios da convivência com a fauna. Benefícios esses que englobam a companhia de animais em tratamentos de transtornos ansiosos, quadros de depressão, estresse pós-traumático, fobias e até superação de lutos. Este encontro também foi onde testemunhas dessa alternativa da psicologia contaram suas histórias.

“Foi um momento de alegria, risadas, expressão de sentimentos e reflexão para todos. Em tempos de fragilidade emocional como os que estamos vivendo, tempos de altas aceleradas nas taxas de adoecimento mental, experiências como essa servem de refúgio e manutenção do que é essencial. Ao socializarem suas vivências uns com os outros, os participantes se fortaleceram mutuamente e incentivaram o grupo a práticas mais conscientes e saudáveis”, finaliza Ellen Zoppi. 

O evento aconteceu no dia 27 de agosto deste ano, sábado à tarde, no centro de convivência do prédio universitário. Aqueles que tinham pets foram convidados a levá-los para participarem do evento também.

Siga o DdN no Facebook e Instagram. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال