Lula negocia instalação de montadora chinesa em antiga fábrica da Ford na Bahia

Foto: Divulgação 
O governo Luiz Inácio Lula da Silva negocia a instalação da montadora chinesa BYD no local onde funcionava a antiga fábrica da Ford, em Camaçari, municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

A informação foi publicada pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, em sua conta no Twitter. De acordo com Marinho, a iniciativa busca reaquecer importantes polos industriais no Nordeste, região onde Lula teve maior vantagem contra Jair Bolsonaro nas eleições de 2022.

Lula vai visitar a China em março e na pauta de conversas deve estar a instalação da BYD na Bahia, além de acordos importantes nas áreas de agronegócio, infraestrutura e tecnologia.

No final de outubro do ano passado, o Governo da Bahia e a fabricante chinesa assinaram um protocolo de intenções para a implantação da fábrica no estado. Na época, a gestão estadual informou que a maior fabricante de carros elétricos do mundo, irá investir R$ 3 bilhões para instalar três fábricas na Bahia, gerando 1.200 empregos diretos durante o período de implantação que começaria em junho de 2023.

Porém, no início de fevereiro, o governador Jerônimo Rodrigues afirmou que ainda não há definição sobre a instalação da fábrica na planta da Ford, mas que segue dialogando para garantir que a fabricante chinesa reaproveite a estrutura.

“O que eu posso dizer é que nós estamos trabalhando duro para garantir que a empresa seja instalada. Nenhum estado brasileiro tem as condições que nós temos. A planta da Ford que já está pronta e, por isso, a empresa não vai precisar gastar para construir uma nova planta. Ainda temos o Porto de Aratu, para facilitar o escoamento. Faremos o que for preciso. Estamos trabalhando de forma silenciosa para não atrapalhar as negociações”, disse Jerônimo.

A fabricante chinesa também estuda reaproveitar uma fábrica de motores em Campo Largo, no Paraná, desativada em novembro de 2022. Apesar disso, ainda não há sinalização de que a BYD abandone os planos de se instalar na Bahia. (Bahia Notícias)

Siga o DdN no Facebook e Instagram. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال