Soberano é o povo: Motumbá Yalaxé Preta de Oxaguiã!

Mãe Preta defensora da união do povo de Santo
*Por Alzira Costa
 
Grande sacerdotisa, zeladora da casa fundada por sua genitora, a saudosa Galdina Silva, mais conhecida como Mãe Baratinha. Ainda jovem recebeu a incumbência de assumir o legado de sua mãe com a responsibilidade de liderar espirituamente filhos e fihas de santo da tradicional casa do Alto do Rosarinho, em Cachoeira.

Nascida e criada no axé, a Yalaxé Preta assumiu o seu posto e, com fé, respeito, responsabilidade, mantém viva a memória da fundadora do terreiro e o culto às dinvidades do panteão africano, elo simbólico de ligação entre afrodescendentes.

De personalidade forte, Mãe Preta tornou-se uma importante representante feminina no Recôncavo das religiões de matrizes africanas. Sua capacidade de liderar, dialogar, agregar e conciliar merece o reconhecimento de adeptos do candomblé da região e além das fronteiras do estado.

A religiosa é uma grande defensora da união e o fortalecimento do povo de santo, contra a opressão, intolerância religiosa e o racismo. Para ela, o povo de santo unido assegura a representatividade de todos para o enfrentamento dos resquícios das mazelas do período escravidão.

Para a Yalaxé Preta, a desunião entre o povo de santo é como se fosse uma retorno ao passado, quando os brancos donos de engenhos incitavam a discórdia entre os escravizados de etnias diferentes temendo a força de todos unidos e organizados. Como uma boa filha de Oxaguiã, a Yalaxé prega a paz.

*Alzira Costa é jornalista moradora de Cachoeira, no Recôncavo Baiano 

Siga o DdN no Facebook e Instagram. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال