“Muritiba tem um alto índice de suicídios e isso é preocupante,” diz representante do Coletivo de Psicólogas

Iara Martins fez uso da tribuna da Câmara Municipal de Muritiba na noite desta terça (21/03), falando sobre a proposta de inclusão dos psicólogos nas escolas municipais. Iara que já foi presidente do Conselho de Psicologia da Bahia e hoje faz parte do Coletivo de Psicólogos da cidade, trouxe dados importantes e falou também sobre o Projeto de Lei vai tramitar na Casa Legislativa, de autoria do vereador Marco da Liga, para inclusão de profissionais da psicologia nas escolas do município.
 
De acordo com a psicóloga, esse projeto que será apresentado pelo edil é um projeto que tem base na Lei Federal 13.935 aprovada em 2019 e todos os municípios têm até dois anos para se adequar e implementar essa Lei que visa contratar os profissionais de psicologia para atuarem na rede de ensino público do Brasil.

“Foram mais de duas décadas para aprovação desta proposta no país. Houve uma movimentação muito grande da categoria,” ressaltou a representante do Coletivo no município.

Iara citou ainda o alto índice de ansidade, autismo, TDAH nos estudantes e os pais não estão sabendo como lidar com isso. A psicóloga enfatizou que esses problemas são enfrentados com uma equipe multidisciplinar, tendo a inclusão da categoria nas unidades de ensino.

Segundo a psicóloga, cidades como Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana já implantaram o projeto em suas redes de ensino. A profissional citou também que Muritiba tem um alto índice de suicídios e projetos desta natureza ajudará a comunidade.

”A inclusão de psicólogos no quadro da educação não vai onerar o orçamento público e será uma grande contribuição com a saúde mental do município," disse. Na oportunidade Iara solicitou aos edis a aprovação do Projeto para implementação da proposta no município.

Siga-nos no Google NewsFacebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال