Apontado como falso médico em reportagem do Fantástico, téc. de enfermagem de Muritiba diz ter sido vítima de esquema: “eu sofri um golpe deles”

Foto: Reprodução | Fantástico 
Apontado como um dos falsos médicos investigados em uma operação da Polícia Federal, por usar documentos falsos para obter o registro de medicina – como mostrou a reportagem do programa Fantástico da Rede Globo de televisão – o técnico de enfermagem lotado em Muritiba e estudante de Medicina, Jean Machado, questionou o conteúdo divulgado e afirmou que foi vítima de golpistas e que não tentou comprar o diploma. O Diário da Notícia apurou e constatou que Jean Machado utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Muritiba, no dia 07/03, para rebater acusações feitas contra ele pela vereadora Perla de Tabaréu (veja aqui).

Acompanhe o trecho onde é feito o contato da reportagem do Fantástico com o técnico de enfermagem:

Repórter: Oi, Jean, tudo bem? Seu nome é citado na investigação como tendo comprado um diploma da UNEB.

Jean Machado: Na verdade, eu não comprei, eu sofri um golpe deles.

Repórter: Mas você chegou a cursar medicina?

(A ligação cai.)

Ainda segundo a reportagem, ele tentou reaver o dinheiro gasto, utilizando-se de uma notificação extrajudicial. Na notificação, ele informava que dava cinco dias para o pagamento ser feito e, caso não recebesse de volta o dinheiro, iria apresentar o caso à Polícia Federal.

O site Revista Recôncavo tentou contato com Jean Machado, mas foi atendido por seu advogado. O primeiro questionamento foi a respeito da pergunta não respondida na reportagem, sobre cursar medicina. Segundo a defesa, Jean estudava Medicina no Paraguai e retornou ao Brasil devido à pandemia.

Após esse retorno, ele conheceu um médico chamado Daniel, que disse que poderia ajudá-lo a transferir o curso para a UNIG e ter seu diploma convalidado. Em seguida, conheceu o Dr. Francisco, o qual confirmou as informações para ele e uma colega.

Ao ser avisado que as disciplinas cursadas no Paraguai foram aproveitadas, e validadas, bem como aquelas não cursadas no referido País seriam dispensadas pela UNIG. Segundo a defesa, Jean entregou toda a documentação solicitada e só percebeu que havia caído em um golpe quando o diploma foi validado pela UNEB.

Ele fez uma Ata Notarial e notificou extrajudicialmente os médicos Francisco e Daniel para devolverem o valor pago.

O seu advogado afirma que Jean não exerceu a função de médico e trabalhava como técnico de enfermagem e enfermeiro. E que ele é inocente e foi vítima de um golpe, e está tomando providências inclusive contra a Rede Globo por não mostrar todas as informações na reportagem.

LEIA A NOTA DA DEFESA DE JEAN MACHADO:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A respeito da matéria veiculada ontem, Domingo, 02/07/2023, no Programa Fantástico, Rede Globo, na qual o Jean Machado foi citado como ter comprado Diploma do curso de medicina da UNEB, sendo um dos registros cassados pelo CREMERJ, ESCLARECEMOS:

1. Jean Machado estudava medicina no Paraguai. Em razão da Pandemia, retornou para o Brasil. Aqui, conheceu um médico, em Cruz das Almas-Bahia, que ao perguntar-lhe sobre a conclusão do curso, JEAN respondeu que ficou pendente algumas disciplinas, mas retornou por causa da Pandemia do COVID19.

2. O médico de prenome Daniel, disse que conhecia o coordenador do curso de Medicina da UNIG, que ele teria como ver para JEAN transferir para a referida Universidade, dispensar as disciplinas cursadas quando fez enfermagem, e, em seguida, teria o diploma convalidado pela mesma Universidade.

3. Jean conheceu o Dr. Francisco, o qual confirmou as informações para ele e uma colega.

4. Ao ser avisado que as disciplinas cursadas no Paraguai foram aproveitadas, e validadas, bem como aquelas não cursadas no referido País seriam dispensadas pela UNIG, JEAN acatou e entregou toda documentação solicitada.

5. Somente ao Chegar no RJ percebeu que o diploma estava validado pela UNEB, que ao questionar sobre, o Dr. Francisco informou que foi feito a convalidação pela UNEB.

6. Percebeu que HAVIA CAÍDO num golpe. Então, para não perder os valores pagos para as transferências, dispensas e convalidação, fez uma Ata Notarial no Tabelionato de Cruz das Almas, registrando todas as conversas e tratativas com DR. Francisco e Dr. Daniel, em seguida notificou ambos extrajudicialmente, para que devolvessem o valor, EM 05 DIAS, assim como entrou com uma ação por Perdas de Danos.

7. Jean Machado não exerceu a função de médico, é enfermeiro e trabalhava como tal.

8. O repórter do Fantástico não mostra o teor da notificação onde consta essas informações, bem como ao perguntar se Jean havia cursado medicina, desligou o áudio no programa dando uma ideia que foi JEAN quem desligou. Mas, Jean na ligação gravada pelo repórter explica a situação.

9. Contra a Rede Globo já estamos tomando as cabíveis e devidas providencias. Quanto a investigação Jean Machado está munido de todas as Atas contendo as conversas via whatssap, que servirão como prova que é inocente e foi vítima de um golpe. Além disso, a PF deve ter tido acesso à cópia da Notificação cujo teor revela a verdade dos fatos. Porém, o Programa, ao colocar Jean como um dos compradores de diploma falso da UNEB, deixou de mostrar todo o teor da referida notificação através da qual e possível saber que Jean foi vitima e tentou reaver os valores pagos.

10. A defesa teve um único contato com o repórter um dia antes do Programa ir ao ar. Buscou ter melhores informações sobre a referida reportagem e tentar explicar o envolvimento de Jean Machado. Mas, no Programa foi dito que “tentamos entrar em contato com a defesa do acusado, mas não obtivemos retorno” O que não foi verdade.

Ressaltamos por fim que, Dr. Francisco e Dr. Daniel, garantiram que fariam o processo de transferência do curso, de forma legal e transparente, do Paraguai para o Brasil, cumprindo todas as exigência da legislação brasileira e da Universidade de destino, mas nada foi cumprido.

Vagner Santana - Advogado que representa Jean Machado no presente caso

Não obtivemos contato com os médicos citados. A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) acionou a Polícia Civil contra o grupo criminoso que falsificou diplomas para obter registros para falsos médicos no estado do Rio de Janeiro. Pelo menos 65 pessoas usaram os documentos forjados.

A Universidade afirmou que nenhuma pessoa que usou os diplomas falsos de Medicina estudou na instituição.

Os documentos falsos usavam papel de qualidade e reproduziam a marca da Uneb. Com o material forjado, pessoas sem formação se passavam por médicos e atuavam na profissão em prefeituras e hospitais públicos. Alguns investigados confirmaram à PF terem comprado o material falsificado. (Diário da Notícia | Revista Recôncavo)

Siga-nos no Google NewsFacebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال