Presidente Laelson de Roxo entrega título que declara Festival da Ostra Patrimônio Cultural e Imaterial de Cachoeira

Foto: Divulgação 
Durante a Roda de Prosa Território, Direito e Sustentabilidade das Comunidades Quilombolas neste sábado (14/10), o presidente da Câmara da Cachoeira, vereador Laelson de Roxo, entregou o Título de Reconhecimento do Festival da Ostra como Patrimônio Cultural e Imaterial do município (Lei nº26/2023), de sua autoria.

O ato fez parte da programação do dia na 15ª edição do Festival da Ostra e contou com a participação de diversas lideranças comunitárias quilombolas, como Juvani Viana e Ananias Viana, a Secretária Estadual de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais, Ângela Guimarães, a prefeita Eliana Gonzaga, a vice-prefeita Cristina Soares, entre outras autoridades e representações.

O vereador Laelson de Roxo reforçou a importância da patrimonialização da festa, que representa a força e potencial de produção das comunidades da Bacia e Vale do Iguape. "Tudo isso porque sou quilombola, porque eu não chegaria à presidência da Câmara para representar o nosso povo se não tivesse o apoio do nosso povo, as nossas lutas".

Para além do reconhecimento, o presidente também destacou a importância de garantir na prática a salvaguarda e manutenção, e anunciou que no processo de votação da Lei Orçamentária Anual (LOA), que estará em pauta em breve na Casa Legislativa, inserirá a destinação de um percentual para a salvaguarda das festas e tradições culturais que são patrimônio. "É um compromisso que o poder público precisa assumir, juntamente com toda a comunidade", destacou.

Valorização e reconhecimento

A Câmara da Cachoeira vem desenvolvendo um importante movimento de reconhecimento e valorização das festas e tradições do município.

Além do Festival da Ostra, já foram declarados Patrimônio Cultural e Imaterial do município o Ilê Axé Icimimó, a Festa e a Irmandade de Nossa Senhora d'Ajuda, a Festa e Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, o Samba de Roda, a Associação Dalva Damiana de Freitas, a Festa de Nossa Senhora do Bom Parto. Outros projetos também entrarão em pauta.

Siga-nos no Google NewsFacebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou do nosso canal 

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال