Sine Calmon, Edson Gomes, Nengo Vieira, Marco Oliveira e Tintim Gomes, representado por Nattan Gomes, recebem título de Mestres da Cultura Popular do Reggae Recôncavo

Sine Calmon, Edson Gomes, Nengo Vieira, Marco Oliveira e Nattan Gomes
Na quarta-feira, 22, a Câmara da Cachoeira realizou a Sessão Especial em homenagem à Consciência Negra, um momento de grande relevância para a Casa Legislativa e toda a sociedade. A Sessão, conduzida pelo Presidente Laelson de Roxo, contou a presença dos vereadores Cristiano Alves e Adriana Silva, autoridades militares, civis e representações comunitárias e da sociedade em geral. Ouça abaixo a entrevista com Sine Calmon, Edson Gomes, Nengo Vieira e Nattan Gomes.

Em seu pronunciamento, o presidente Laelson de Roxo destacou a importância da data e da luta antirracista. “Esta é uma data de celebração e ao mesmo tempo reforçar as nossas lutas por igualdade, respeito e justiça social. Como vereador oriundo do quilombo, nascido na comunidade quilombola do Engenho da Cruz, Opalma, sei como ninguém que o sobrenome do nosso povo preto é luta”, enfatizou.

A vereadora Adriana Silva, autora da indicação para a realização da Sessão Especial, também reforçou a relevância de um destaque pela Casa Legislativa a esta data. Em seu momento de fala, destacou a sua origem como mulher preta de comunidade periférica, a sua trajetória para ocupar um espaço de poder e representação e defendeu a união de toda a sociedade na luta antirracista.

A sessão teve como orador especial o Professor e Dr. em História Antônio Liberac, que deu uma verdadeira aula sobre as origens da escravidão, as lutas por liberdade, o legado do povo preto à formação cultural, histórica e social e como o Reggae surge como movimento de arte e insurgência contra opressões, dando destaque ao Reggae Recôncavo e aos ícones do gênero.

Logo em seguida, a Sessão contou com mais um momento muito especial: a entrega de Títulos de Mestres da Cultura Popular do Reggae Recôncavo aos artistas Sine Calmon, Edson Gomes, Nengo Vieira, Marco Oliveira e homenagem póstuma a Tintim Gomes, representado pelo filho e também artista Nattan Gomes.

Os mestres agradeceram o justo reconhecimento e homenagem da Casa Legislativa e destacaram a importância do Reggae Recôncavo não só para Cachoeira, mas para toda a região, a Bahia e o Brasil. Todos mencionaram o gênero como importante instrumento de transformação social e de luta contra as desigualdades, preconceitos e discriminação. (Ascom-Câmara)

Ouça a entrevista com Sine Calmon, Edson Gomes, Nengo Vieira e Nattan Gomes:

Siga-nos no Google NewsFacebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou do nosso canal 

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال