Estiagem pode matar 10 mil cabeças de gado na Bahia

Foto: Reprodução 
No sul da Bahia, a estiagem causada pelo El Niño pode provocar a morte de até 10 mil cabeças de gado. A estimativa é da Associação dos Agropecuaristas do Sul da Bahia (ADASB).

Segundo a ADASB, o calor excessivo já provocou uma queda de 50% na produção leiteira na região.

O presidente da ADASB, Aldrin Veiga Trevisan, adverte que apesar da seca ser um fenômeno natural na região, a estiagem tem se prolongado este ano e que a situação tem se agravado.

“Muitos de nossos associados tem registrado incêndios criminosos, principalmente em áreas que ficam às margens das rodovias, o que é um perigo para todos. Precisamos de um suporte preventivo com ações de controle de aceiro, e também ações emergenciais para combate aos incêndios”, diz.

Trevisan cita ainda a necessidade de um decreto que reconheça a gravidade da estiagem no campo. “Já entramos em uma situação de emergência e calamidade e esse reconhecimento ajudaria muitos produtores com uma prorrogação do prazo para pagamento de seus financiamentos, afinal, o produtor está amargando prejuízos e não terá como honrar seus compromissos”, afirma.

A ADASB pede apoio do governo em todas as esferas, seja municipal, estadual ou federal. (Canal Rural)

Siga-nos no Google NewsFacebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou do nosso canal

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال