Audiência Pública vai debater violência Estatal e letalidade policial contra população negra em SAJ

Imagem: Divulgação 
No último levantamento publicado no Anuário da Violência de 2023, foi constatado que Santo Antônio de Jesus (SAJ) é a segunda cidade mais violenta do Brasil e da Bahia, segundo a taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVI). Os dados revelam uma realidade alarmante, exigindo uma análise profunda e ação imediata.

O relatório aponta que, dentre as vítimas de intervenções policiais no Brasil, 99,2% eram do sexo masculino, com uma porcentagem significativa de pessoas negras afetadas, representando 83,1% das vítimas. Além disso, a faixa etária mais impactada pela violência é a dos adolescentes e jovens entre 12 e 29 anos, sendo responsável por 50,3% das Mortes Violentas Intencionais (MVI) e 75% das mortes decorrentes de intervenções policiais.

A análise revela ainda que as mortes decorrentes de intervenção policial majoritariamente ocorrem em espaços públicos (68,1%), evidenciando a necessidade de rever as práticas de policiamento ostensivo.

A violência policial em Santo Antônio de Jesus não é uma questão nova. Desde o início do século XXI, episódios notórios de violência policial têm marcado a região, levando até mesmo a investigações internacionais. Os relatos de abusos de autoridade, tortura e desaparecimentos são preocupantes e exigem uma resposta firme das autoridades.

Diante desse cenário de violência urbana e policial, o Conselho de Promoção da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa de Santo Antônio de Jesus - BA, em colaboração com a Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado da Bahia e outras instituições, organizou uma Audiência Pública para discutir a violência estatal e a letalidade policial no município de Santo Antônio de Jesus.

Segundo a Ouvidora-Geral da Defensoria Pública da Bahia, a antropóloga Naira Gomes, "Esta é uma discussão que está no cerne de qual estratégia de combate ao racismo e de desenvolvimento do nosso estado e do nosso país. A morte dos jovens negros é endêmica na Bahia. O anuário da violência de 2023 aponta que 20 das 50 cidades mais violentas do país estão na Bahia. Temos muito para rever e mais ainda para colocar em prática."

Já para Juliana Silva, Presidenta do Conselho de Promoção da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa de Santo Antônio de Jesus, "Pensar em segurança pública é também pensar em saúde, educação, moradia, dignidade e oportunidades de geração de renda. Os dados alarmantes da violência, mortes e denúncias das violações da conduta policial, juntamente com a escassez de projetos e políticas públicas de emancipação, revelam a urgência de debatermos e pensarmos coletivamente os caminhos possíveis para uma segurança pública que realmente tenha como foco a proteção à vida de todas as pessoas, independentemente de sua raça, gênero ou condição social."

Então, convidamos a sociedade civil para que no dia 19/03 (terça-feira), às 08:00h, compareça ao Auditório da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus a fim de se informar, debater e criar estratégias para apresentar e cobrar dos órgãos públicos competentes.

Serviço:

Quando? 19/03/2024 (terça-feira),

Horário: das 08:00h até às 12:00h

Onde? Auditório da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus - BA

Contatos: 71 99188-9640/ 75 99293-3361 / 71 98131-2209

Mais informações aqui.

Siga-nos no Google NewsFacebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou do nosso canal

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال