O Uruguai legaliza a eutanásia após votação na Câmara dos Deputados, seguindo os passos de outros países latino-americanos e se tornando mais um a permitir a morte assistida.
![]() |
Foto: Reprodução | Vatican News |
A aprovação reflete o crescente apoio público à eutanásia no país, impulsionado por casos como o de Fernando Sureda, ex-dirigente esportivo que defendia publicamente o direito à morte digna. O Uruguai, conhecido por sua postura progressista em temas sociais, como o casamento gay e o aborto, consolida sua posição de vanguarda na América Latina com a legalização da eutanásia.
O projeto de lei agora segue para o Senado, que deve votar a legislação antes do final do ano. Caso aprovado, o Uruguai se juntará a outros países como Canadá, Espanha e Nova Zelândia, que já legalizaram alguma forma de morte assistida, consolidando uma tendência global de reconhecimento do direito à autodeterminação no fim da vida. (Agência Brasil)
Pontos principais da notícia:
* A Câmara dos Deputados uruguaia aprovou a legalização da eutanásia por 64 votos a 99.
* A lei permite que adultos mentalmente competentes com doenças terminais ou incuráveis solicitem a eutanásia, com a necessidade de avaliação médica em caso de discordância entre profissionais.
* A aprovação segue amplo apoio público e a iniciativa de um ex-dirigente esportivo que defendia o direito à morte digna.
* O projeto de lei segue agora para o Senado para aprovação final.
* O Uruguai se junta a um grupo crescente de países que legalizaram alguma forma de morte assistida.
Siga-nos no Google News, Facebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou do nosso canal