Álcool adulterado com metanol causa morte e internações em São Paulo

O metanol é um tipo de álcool extremamente tóxico, e seu consumo pode levar à cegueira, danos permanentes ao sistema nervoso e até à morte

Foto: Reprodução 
Um grave caso de saúde pública foi registrado em São Paulo, onde o consumo de bebida alcoólica adulterada com metanol resultou na morte de uma pessoa e na hospitalização de outras oito. As autoridades de saúde emitiram um alerta após a notificação de nove casos de intoxicação pela substância em um período de 25 dias.

O metanol é um tipo de álcool extremamente tóxico, e seu consumo pode levar à cegueira, danos permanentes ao sistema nervoso e até à morte. A investigação sobre a origem da bebida adulterada está em andamento. As autoridades reforçam o perigo de consumir bebidas alcoólicas de fontes desconhecidas ou duvidosas.

Diferente das ocorrências dos últimos dois anos, normalmente associadas à população em situação de rua, essas intoxicações ocorreram em contextos sociais, como bares, e envolveram diferentes tipos de bebidas, incluindo gin, whisky e vodka.

O Ministério da Saúde, a Anvisa, a Vigilância Sanitária e órgãos de defesa do consumidor foram notificados. Uma reunião do Comitê Técnico do Sistema de Alerta Rápido (SAR) está marcada para segunda-feira (29) para definir novas medidas. O grupo reúne representantes do Ministério da Saúde, Polícia Federal, Anvisa, Polícia Civil, Vigilância Sanitária, Receita Federal e órgãos periciais.

Siga-nos no Google NewsFacebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou do nosso canal

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال