A solenidade contou com a presença de membros da irmandade, representantes da sociedade civil e autoridades locais
![]() |
| Foto: Adriano Rivera/Diário da Notícia |
A solenidade contou com a presença de membros da irmandade, representantes da sociedade civil e autoridades locais. Na ocasião, o agora ex-provedor Lu Cachoeira fez um pronunciamento no qual apresentou um balanço de sua gestão e destacou os desafios enfrentados pela instituição.
Pronunciamento do ex-provedor
Em sua fala, Lu Cachoeira afirmou que os principais problemas enfrentados pela Santa Casa não são de competência do município, mas sim do Estado e do Governo Federal. Segundo ele, cabe à Prefeitura de Cachoeira cumprir o pagamento mensal de R$ 60 mil, valor estabelecido por decisão judicial, para auxiliar na manutenção dos serviços hospitalares.
O ex-provedor ressaltou ainda que, no meio do ano passado, a Santa Casa recebeu R$ 218 mil, recurso que, segundo ele, foi fundamental para garantir o pagamento de médicos e a continuidade do funcionamento do hospital. O valor teria sido liberado por meio de decisão judicial.
Lu Cachoeira também contestou informações de que a Santa Casa não poderia firmar convênios com a Prefeitura por falta de certidões negativas, classificando tal afirmação como inverídica. Ele explicou que, mesmo diante de pendências, existe a possibilidade de regularização por meio de TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), instrumento reconhecido pelo poder público.
Ao final, o ex-provedor deixou uma reflexão à nova Mesa Diretora, aos irmãos da Santa Casa e à sociedade cachoeirana. Segundo ele, a atual situação da instituição é resultado de um trabalho contínuo para evitar o colapso financeiro e administrativo, destacando as dificuldades enfrentadas para regularizar o CNPJ e atender às exigências técnicas e financeiras impostas por órgãos estaduais e federais.
Pronunciamento do atual provedor
O novo provedor da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira destacou, em seu pronunciamento, o compromisso com uma gestão baseada no diálogo, na transparência e na valorização das pessoas.
“Conduziremos nossa gestão com diálogo e transparência, valorizando cada colaborador, profissional de saúde, voluntário e membro da Irmandade da Santa Casa. Juntos, buscaremos fortalecer a instituição, aprimorar seus serviços, zelar pela boa gestão dos recursos e garantir um atendimento cada vez mais eficiente e digno para a nossa população.
Sabemos que os desafios são muitos — financeiros, estruturais e administrativos —, mas acredito firmemente que, com o apoio de parlamentares, amigos e irmãos da instituição, poderemos superar essas dificuldades e reconquistar o protagonismo da Santa Casa.
Reafirmo o compromisso de sempre preservar a missão da Santa Casa: cuidar da vida, sem distinção, com respeito, compaixão e responsabilidade. Coloco-me à disposição da comunidade de Cachoeira, das autoridades e de todos os parceiros institucionais, com espírito de serviço, dedicação e responsabilidade.” Informações do repórter Adriano Rivera do Diário da Notícia.
Siga-nos no Google News, Facebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou do nosso canal
