Cachoeira inicia mapeamento da doença falciforme em remanescentes de quilombos

Foto: Prefeitura de Cachoeira
A prefeitura de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, inicia na próxima terça-feira (8) o Programa de Mapeamento da Doença Falciforme em Remanescentes de Quilombos de Cachoeira. Os primeiros exames serão realizados todas as terças-feiras, nas comunidades do Kaonge, Kalembá e Dendê; Engenho da Ponte e Engenho; Kalolé, Tombo e Palmeira; e Engenho Novo.

"A anemia falciforme é a doença genética mais comum do Brasil, sendo de caráter hereditário e com maior prevalência na população negra. A anemia falciforme atinge milhões de pessoas, com alto índice de mortalidade", destaca Andrea Rocha, secretária de Saúde do município.

O programa disponibilizará o exame de eletroforoese de hemoglobina, método considerado mais eficaz para rastreamento da doença, por meio do Laboratório de Biologia e Genética da Faculdade Adventista da Bahia. Para ser incluído no programa, o usuário precisa ser quilombola e ter mais de 18 anos. 

"O usuário que tiver o diagnóstico confirmado será acolhido e encaminhado para acompanhamento com uma equipe de saúde multidisciplinar, possibilitando o cuidado integral, a melhoria da qualidade de vida e a equidade em saúde", acrescentou.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال