Analytics

menu

Image Map

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

São Felipe: Alunas da rede municipal conquistam medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Foto: Divulgação
Duas alunas da rede municipal de São Felipe conquistaram medalhas de ouro na 19ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Letícia dos Reis Andrade, 8 anos, e Ana Flavia Souza Silva, 9, estudantes da Escola Municipal Raymundo dos Santos Ferreira, venceram o prêmio máximo da competição, que, este ano, teve a participação de 744.107 alunos de 7.895 escolas públicas e privadas de todo o país.

O resultado da olimpíada foi divulgado neste mês. A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e consiste na realização de uma prova nas próprias escolas participantes. Este ano, o teste foi aplicado no dia 13 de maio.

Os alunos participantes são divididos em três níveis: o primeiro, para estudantes do 1º ao 3º ano do ensino fundamental; o segundo, do 4º ao 5º ano; o terceiro, do 6º ao 9º ano; e o último, destinado aos alunos do ensino médio. Letícia e Ana Flavia venceram no nível 1.

Nas provas, são abordados conteúdos como fases da lua, translação da Terra, sistema solar, origem do universo, fenômenos físicos e químicos, atmosfera e sua importância para a manutenção da vida no planeta e a corrida espacial durante a Guerra Fria. Além disso, também são abordados conteúdos sobre a aviões, foguetes e satélites.

A Secretária da Educação de São Felipe, Claudia Pitanga, conta que estes assuntos são tratados durante as atividades na rede municipal.

"A Astronomia é uma das ciências mais antigas e Astronáutica, uma das mais jovens. Por meio delas, nós abordamos em sala de aula uma série de temas, como a órbita dos planetas, as constelações, e vamos além, tratando de assuntos fundamentais para nosso planeta", disse a diretora. "Nossas alunas estão de parabéns, pois aplicaram muito bem este conhecimento nas provas da OBA", complementou.

Esta não é a primeira vez que alunos de São Felipe são premiados com medalha na OBA. No ano passado, Roqueline Santos Cardoso e Kauan dos Santos venceram medalhas de ouro e bronze, respectivamente, na olimpíada.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...