Ufba abre 480 vagas de graduação a distância em seis cidades do interior

Foto: Divulgação
A Universidade Federal da Bahia (Ufba) abre, na próxima segunda-feira (12), as inscrições para 480 vagas em três cursos de graduação em Educação a Distância (EaD): até o dia 18 de setembro, os interessados poderão se inscrever para o processo seletivo nos cursos de Licenciatura em Dança, Tecnologia em Segurança Pública e Bacharelado em Ciências Contábeis.

As vagas estão distribuídas nos polos de apoio dos municípios de Camaçari, Lauro de Freitas, Juazeiro, Vitória da Conquista, Mata de São João e Campo Alegre de Lourdes. Para se inscrever, é preciso acessar o site www.ingresso.ufba.br e gerar o boleto de pagamento da inscrição no valor de R$ 68, que pode ser pago até o dia 19 de setembro, preferencialmente em agências do Banco do Brasil. Os pedidos de isenção podem ser feitos até o próximo dia 14.

Para estudar em um dos cursos oferecidos, o candidato precisa passar por uma prova no dia 16 de outubro. De acordo com a superintendente de Educação a Distância da Ufba, Márcia Tereza Rebouças Rangel, não será possível utilizar a nota do Enem. O candidato fará uma única prova, com questões de Língua Portuguesa, Matemática e uma Redação.

As aulas começam em novembro, quando terá início do semestre 2016.2. O projeto pedagógico dos cursos inclui atividades presenciais obrigatórias como oficinas, laboratórios, tutoria, avaliações, dentre outras, que serão agendadas no decorrer de cada semestre. Ainda de acordo com Márcia Rangel, um dos fatores que motivou a escolha das seis cidades foi a presença de um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) para oferta de cursos EaD. Também foi feito um estudo de demanda do público alvo dos cursos.

A superintendente explica ainda que os novos cursos oferecidos têm papel estratégico. “O curso de bacharelado em ciências contábeis, por exemplo, com disciplinas específicas sobre contabilidade pública, será de fundamental importância para ajudar as prefeituras do interior do Estado no controle das contas, capacitando profissionais para atuar na gestão”, diz.

Pela primeira vez no Brasil, o curso de Dança é oferecido na modalidade EaD. A proposta do curso é abordar questões como o desenvolvimento de ações pedagógicas criativas, uso dos espaços das salas de aula e criação de sequências cenográficas. Já o curso de Tecnologia em Segurança Pública visa a difusão da consolidação de conhecimentos em segurança com padrões técnicos, éticos e profissionais.

Para o curso de Ciências Contábeis, serão oferecidas 160 vagas - 40 em Juazeiro, 60 em Campo Alegre de Lourdes e 60 em Mata de São João. Serão oferecidas 36 disciplinas em 10 semestres (5 anos). Na Licenciatura em Dança, com 39 disciplinas em oito semestres, serão oferecidas mais 160 vagas - 60 em Juazeiro, 40 em Lauro de Freitas e 60 em Vitória da Conquista. O curso de Tecnologia em Segurança Pública terá duração de oito semestres e 31 disciplinas, distribuídas em 160 vagas: 60 em Camaçari, 40 em Juazeiro e 60 em Vitória da Conquista.

Universidade Aberta

Desde 2006, quando começou a fazer parte do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), a Ufba começou a oferecer cursos de Educação a Distância. No ano passado, foram matriculados 1.352 estudantes, nos cursos de Licenciatura em Matemática (366), Doença Falciforme (184), Gestão Estratégica de Pessoas (149), Orçamento Público (129), Gestão com uso do BSC (121), Legislação Aplicada à GP (117), Educação Ambiental (116), Especialização em Gestão de Pessoas (120) e Aperfeiçoamento em Gestão de Pessoas (50). 

Fonte: Correio
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال