Feira: Multa para quem trafegar em faixa exclusiva de ônibus passa a valer dia 31 de janeiro

Foto: Reprodução | Acorda Cidade
A multa de R$ 293,47 mais a aplicação de sete pontos na Carteira de Habilitação para os condutores que forem flagrados trafegando pelas faixas exclusivas de ônibus da Avenida Senhor dos Passos, em Feira de Santana, passarão a valer a partir do dia 31 de janeiro (quarta-feira), e não mais no dia 25.

Segundo a assessoria de comunicação da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), a mudança de data atende uma orientação do governo municipal com a finalidade de dar um prazo maior para que a população seja informada.

A infração, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em seu artigo 184, inciso III, é considerada de natureza gravíssima. De acordo com o superintendente de Trânsito do município, Maurício Carvalho, em entrevista ao Acorda Cidade, a partir da próxima quinta-feira (25), será feito um trabalho educativo com os motoristas e de divulgação das novas diretrizes do trânsito. Ele informou que primeiramente a implantação das faixas será apenas na Avenida Senhor dos Passos. No entanto, em mais ou menos 60 dias, deverão ser implantadas também nas Ruas JJ Seabra e Visconde do Rio Branco.

Só não sofrerão as penalidades por trafegar na faixa exclusiva de ônibus os veículos do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e outras ambulâncias que estiverem em serviço, assim como viaturas do Corpo de Bombeiros e das Polícias Civil e Militar. Além disso, os motoristas que precisarem realizar a conversão à direita em três pontos da via também estarão isentos da multa.

As conversões à direita são permitidas antes da entrada da Praça do Nordestino, com acesso pela Rua 10 de junho para a Praça Eduardo Fróes da Mota; nas proximidades do arquivo público para conversão na Avenida Getúlio Vargas, e logo após o centro comercial Poli Moda, com opção de conversão na Rua de Santana e, mais à frente, na Rua Monsenhor Mário Pessoa.

“Os motoristas poderão entrar à direita sem nenhum problema nestes trechos sem nenhum problema de serem notificados nem por radar nem por agente de trânsito. O motorista que contrariar as placas, os trechos permitidos, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) tipifica essa infração como de caráter gravíssimo. O motorista precisa observar e respeitar a legislação”, ressaltou.

Ele esclareceu ainda os objetivos da implantação das faixas. “Primeiro, precisamos evitar o zig zag das pessoas entrando e saindo das faixas, e aí vem a questão da grande possibilidade de uma colisão com o próprio ônibus e quando volta para a artéria principal há um fluxo intenso. Também a questão da gente poder disciplinar a quilometragem, que é de 50 Km/h, para dar mais segurança aos pedestres, e para as pessoas entenderem que em qualquer lugar do mundo faixa exclusiva de ônibus é para dar mais velocidade ao sistema”, ressaltou Maurício Carvalho.

Sinalização

O superintendente Maurício Carvalho informou que a SMTT reforçou, além da sinalização horizontal com a palavra ônibus e a velocidade de 50 Km/h, a sinalização vertical com a colocação de placas nos trechos onde será permitida a conversão à direita para os motoristas.

“Os motoristas poderão observar as placas permitindo a conversão à direita e tomar como base o início dessa placa. Também nesse trecho de ônibus não será permitido nem táxi nem van transitar”, reforçou, acrescentando que todos esses trajetos serão monitorados por câmeras e por agentes de trânsito. As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال