Arquivo Público de Cachoeira é reaberto

Foto: Divulgação
A Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) realizou na última quarta-feira (25) a reabertura do Arquivo Público, que retornou para seu prédio de origem na Rua Benjamin Constant, n° 17 – subida da Ladeira da Cadeia. O espaço pertence ao IPHAN, que, em parceria, conferiu termo de cessão para o município.

A Secult devolveu o acervo do Arquivo para o seu espaço de origem, por entender que o local anterior - o prédio da casa natal de Augusto Teixeira de Freitas - era inapropriado para a manutenção do patrimônio. Questões de insalubridade originadas pela umidade e salinidade do Rio Paraguaçu causaram a perda de parte significativa do arquivo. Além disso, os ruídos, a inacessibilidade do espaço, bem como outros fatores dificultavam a consulta qualificada ao acervo do Arquivo. Por tudo isso, o objetivo principal da mudança foi a salvaguarda do acervo em um local mais arejado e propício para o Arquivo Público.

Como forma de proporcionar constantes melhorias para o espaço e para o atendimento no Arquivo, a Secult firmou um convênio de cooperação técnica com a Fundação Pedro Calmon. A parceria resultará na criação de um cronograma de atividades, no constante suporte técnico ao espaço e na qualificação dos servidores que atuam no órgão.

Além dessas ações, o convênio também promoverá mudanças nas instalações e nos equipamentos, para que, de forma continuada, haja a preservação da nossa memória e do patrimônio histórico que se constitui o Arquivo Público de Cachoeira, considerado um dos mais importantes acervos documentais do Brasil.

O Arquivo Público passa a funcionar em novo horário. De segunda à sexta-feira, das 8h às 14h.

ASCOM
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال