Cachoeira: Projeto A Voz de Iyá será lançado neste sábado (28)

Foto: Divulgação
Julho é dedicado às celebrações do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha. É o Julho das Pretas! E para marcar este mês a Casa de Barro, em parceria com 14 mulheres rezadeiras, benzedeiras e curandeiras de três cidades do Recôncavo, desenvolveu o projeto A Voz de Iyá, com narrativas de fé e devoção das grandes mestras e guardiães de saberes tradicionais. O projeto, que resultou na construção de um Rádio Documentário e um Livro Digital, com histórias e trajetórias de vida, será lançado no dia 28 de julho, na sede do IPHAN, em Cachoeira, num evento que reunirá música, fotografias, dança e um bate-papo enriquecedor sobre a importância de valorizar e perpetuar essa prática ancestral: O uso da fé como instrumento de cura.

Rezadeiras, benzedeiras, curandeiras, mães guardiãs de saberes, fazeres, práticas religiosas e ancestrais perpetuadas por gerações ocuparão a cena em cidades do Recôncavo da Bahia através do A Voz de Iyá*.

A fim de dar voz, gerar protagonismo e reconhecimento social, promover, sistematizar e difundir os conhecimentos tradicionais perpetuados por 14 mulheres guardiãs desses saberes de Cachoeira, São Félix e Maragogipe, este projeto fará um rádio documentário, livro digital e uma instalação fotográfica com histórias de vida e relatos de fé das mulheres.

No lançamento do resultado do projeto, que ocorrerá em 28 de julho de 2018, será aberta uma exposição multimídia com exposição fotográfica, audição dos rádios documentários e exibição de vídeos. A abertura será às 17h, no Museu do Iphan na Praça da Aclamação. As 14 mulheres envolvidas serão homenageadas e ocorrerá uma roda de conversa com intervenções artísticas nas áreas da literatura, música, performance.

Os rádios documentários estarão disponíveis em plataforma digital e serão veiculados nas principais rádios da região.

Este projeto foi contemplado no Edital da Década Internacional Afrodescendente e conta com o apoio financeiro da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) / Governo do Estado da Bahia. Realização: Casa de Barro – Cultura, Arte, Educação.

*O nome do projeto “A voz de Iyá” faz uma referência às mulheres envolvidas como mães que preservam saberes sagrados. Iyá é um nome iorubá que significa “mãe”. Portanto, essas mães têm aqui a oportunidade de voz e protagonismo, sendo reverenciadas pela sua importância social, cultural, identitária para a região.

Para assistir aos vídeos com as Iyás do Projeto, acesse AQUI.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال