Muritiba: Vereador Paulo Ricardo amplia o poder da população nos Conselhos de Cultura e Juventude

Foto: Divulgação
O Vereador Paulo Ricardo nesta terça, dia 25, na sessão da Câmara de Vereadores teve seus Projetos de Leis 1.212/2018 e 1.213/2018 que altera, respectivamente, o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Muritiba (CMPCM) e do Conselho de Juventude de Muritiba (CONJUV), aprovado.

Liderança nas causa de cultura e juventude, o vereador solicita a ampliação das representações nos dois conselhos, agora contemplando várias segmentos, como a Associação Cultural Filhos do Paraguai do Samba de Roda de Seu Avelino e Grupo Segura a Véia, as Filarmônicas 05 de Março e Lira Popular Muritiba, além de segmentos culturais como Artesanato, Literatura e Artes Cênicas. Já as alterações no Conselho de Juventude de Muritiba propõe a inserção dos segmentos de juventude rural, negra, LGBT, religiosa, esportiva, dentre outras. Antes, ambos os conselhos não tinham força política na composição de cadeiras da sociedade civil.

As alterações do Conselho de Cultura foram propostas pela população através do Programa Escutas Culturais: Direito de Criar, promovido pela Secretaria de Cultura de Muritiba em 2017 que firmou o compromisso em sancioná-la ainda no corrente ano, porém o projeto se quer chegou na Câmara de Vereadores, fazendo com que o jovem vereador tomasse iniciativa própria para sua efetivação.

"A nova lei do Conselho de Cultura é importante para que a população tenha um meio legal de fiscalizar, cobrar e gerir os recursos da cultura no município. Já o Conselho de Juventude é uma luta história, pois venho há anos mobilizando a juventude para participar das decisões políticas e esses mecanismos criará meios para isso", falou o Vereador Paulo Ricardo a nossa redação.

As leis seguem para sanção do prefeito e logo após serão feitas convocações de assembléias para eleições dos membros.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال