Cachoeira: Árvore centenária tomba e cai sobre parte do Terreiro mais antigo da Bahia

Fotos: Leitor Repórter DdN
Uma árvore centenária caiu sobre parte do Terreiro do Ventura, terreiro mais antigo da Bahia, localizado na cidade da Cachoeira, no Recôncavo Baiano. O acidente ocorreu neste sábado (13/10).

De acordo com informações obtidas pelo Diário da Notícia (DdN), a Árvore centenária ao tombar destruiu o Peji do Terreiro do Ventura. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) foi várias vezes vistoriar e sabiam do risco, a árvore era uma Gameleira com mais de 10 metros de altura.
Ainda conforme as informações, o IPHAN está fazendo um projeto com a Escola de Arquitetura da UFBA (Universidade Federal da Bahia) para reformar os terreiros tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Roça do Ventura, Agboulá, Alaketu. Há mais de um ano que o projeto está sendo feito, com a demora da burocracia, ainda sem prazo para iniciar as obras de salvaguarda. O dinheiro já está na conta do IPHAN para execução só faltando licitar para executar as obras.
Neste final de semana o Terreiro do Ventura está em plena atividade religiosa, ontem teve Zandro e neste domingo tem saída de Yao e os participantes do Terreiro estão fazendo as atividades da forma que está.

Neste acidente, quebrou louças de mais de 200 anos, cerâmicas antigas com um valor histórico inestimável. O Terreiro do Ventura é o mais antigo da Bahia da Nação Jeje Mahi. Informações do #PortalDdN.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال