Manipulação de usuário na internet é tema da redação do Enem em 2018

Foto: Reprodução
A manipulação do comportamento usuário pelo controle de dados na internet foi o tema escolhido para a redação do Enem neste ano. Em meio à onda de fake news (notícia falsa, em inglês) nas redes sociais, os organizados da prova optaram por dissecar o assunto. Viviani Xanthakos, professora do Laboratório de Redação do curso pré-vestibular do Objetivo, em São Paulo, afirma que o tema apresenta certo grau de dificuldade, já que exige que o candidato tenha apostado em atualidades, além das disciplinas. “É um tema muito atual e requer um candidato que seja leitor de jornais e revistas e que não se assuste com o tema”, explica.

Segundo ela, a “fake news” foi uma aposta muito forte nos cursinhos e é um aspecto que pode ser explorado nessa redação. Aníbal Telles, professor de Redação do curso pré-vestibular Anglo, em São Paulo, ressalta que o tema da redação deste ano quebrou a tendência dos últimos três anos, que abordou as minorias sociais. “Em 2015 foi violência contra a mulher, em 2016, intolerância religiosa relacionada a crenças de matriz africana e, no ano passado, em relação à exclusão dos surdos”, diz. Ele acredita que os alunos estavam preparados. “Talvez o momento político tenha motivado a escolha desse tema”, afirma. “Achei apenas a escolha do tema um pouco elitista, pois grande parte da população brasileira não tem internet.

O Brasil profundo foi esquecido”, completa. A redação era a principal apreensão dos candidatos para o exame deste ano. Notícia falsa: Enem não foi cancelado O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) começou neste domingo (4) e espera cerca 5,5 milhões de candidatos confirmados para fazerem as provas em todo o país. Dividido em dois domingos (4 e 11), os estudantes começarão pelos exames de linguagem, ciências humanas – cada um com 45 questões - e a redação, que também acontece no primeiro dia. Para fazer os testes e a redação, os candidatos terão 5h30. É importante lembrar de reservar parte desse tempo para preencher o cartão de resposta, os aplicadores do exame não darão tempo extra para os estudantes que não preencherem.

Fonte: R7
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال