Médicos cubanos começam a deixar a BA; mais de 160 foram embora, diz Sesab

Foto: Ilustrativa
Os médicos cubanos do programa Mais Médicos em atuação na Bahia já começaram a deixar o estado. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), só nesta quarta-feira (21), 162 profissionais foram embora.

Outros devem sair nos próximos dias. De acordo com a Sesab, os médicos que deixaram a Bahia nesta quarta-feira tiveram várias cidades do estado como ponto de partida, como Salvador, Barreiras, no oeste do estado, e Porto Seguro, no sul. O grupo embarcou para Brasília, de onde viaja para Havana, entre a quinta-feira (22) e o sábado (24).

 A previsão é de que, até o dia 12 de dezembro, todos os mais de 8 mil médicos que estão no Brasil voltem a Cuba, depois da decisão do país caribenho de sair do programa Mais Médicos. Destes, 10% sairão da Bahia. Ficando atrás apenas de São Paulo, que tem 16%, o estado era o segundo em número de médicos de Cuba no país. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a Bahia possuía 1.522 médicos do Mais Médicos, alocados em 363 dos 417 municípios.

 Deste total de profissionais, 846 são cubanos, que estão distribuídos em 317 municípios — há médicos também de países como México, Espanha e Angola. Os cubanos atendem, diariamente, 20,4 mil pessoas no estado — 326 mil mensalmente e 3 milhões anualmente. Dez cidades baianas, todas com menos de 40 mil habitantes, devem ficar sem nenhum médico para atendimento na assistência básica com a saída deles.

Fonte: G1
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال