Pela sétima vez, Bahia fica fora do horário de verão

Foto: Reprodução
O horário de verão 2018 começa neste domingo (4), quando os relógios devem ser adiantados em uma hora em 11 estados brasileiros. Pelo sétimo ano consecutivo, a Bahia fica fora do horário. Para quem vai realizar o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que este ano coincidiu com o início do horário de verão, é preciso estar atento para não confundir o horário de fechamento dos portões, que no estado será uma hora antes, às 12h no horário local.

O vendedor Hiago Ramos, de 26 anos, disse que estava em dúvida sobre o horário de realização da prova, mas procurou se informar para não ver a chance de tentar cursar administração ir pelos ares. “Eu acho que vai causar confusão. Muita gente vai ficar perdida nessa questão de horário que vai mudar, porque não sabe se é uma hora a mais ou a menos, se o portão vai fechar ou abrir meio dia”, opinou. Outra dúvida dos baianos é sobre o expediente bancário. De acordo com Sindicato dos Bancários da Bahia, as agências de Salvador e Região Metropolitana vão continuar operando conforme o horário local. Já no interior do estado, os bancos abrirão uma hora mais cedo e fecham também uma hora antes. Voo Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac),para facilitar a compreensão dos viajantes, as empresas aéreas emitem as passagens em horário local, já considerando o horário de verão nos estados participantes.

A Anac orienta que, em caso de dúvidas, o passageiro entre em contato com as empresas. “É dever das companhias informar e orientar sobre eventuais alterações nos horários programados”, diz o comunicado da agência. Mais curto Neste ano, o horário de verão foi encurtado. Anteriormente, ele se iniciava em outubro. Este ano, após solicitação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o início do horário de verão foi postergado para o primeiro domingo do mês de novembro, para não coincidir com a data das eleições. O encerramento do horário de verão permaneceu o mesmo e deve ocorrer no dia 17 de fevereiro de 2019, terceiro domingo do mês. Nessa data, os relógios deverão ser atrasados em uma hora. O horário de verão é uma medida de economia de energia elétrica adotada no Brasil com regularidade desde 2008.

Fonte: Tribuna da Bahia
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال