Salve o Vinte de Novembro, conscientize-se!

Imagem: Reprodução | Negro Belchior 
Por Marise Caribé
Ontem uma citação, cujo autor desconheço, me chamou a atenção e considero que diz muito sobre a simbologia que o dia de hoje (20 de novembro) representa:

“Toda Consciência Negra será necessária, enquanto a consciência humana for preconceituosa e racista”.

O 20 de novembro representa a luta contra a discriminação racial, a nossa luta diária pela igualdade social.

Se você celebra dias que cultuam pais, mães, crianças, papai noel (...), se baixa as portas de lojas para dia dos comerciários, dia do trabalhador e tantos outros feriados nacionais e ou locais, já deve ter se questionado ou escutado alguém polemizar esta data.

Mas talvez não saiba que em 20 de novembro de 1695 foi decapitado, tendo sua cabeça exposta em praça pública, o grande guerreiro nordestino Zumbi dos Palmares.

Homem negro que lutou não apenas contra a discriminação racial, contra a escravidão alheia, mas, sobretudo, contra a escravidão de si mesmo.

Tornando-se mais que um guerreiro, um exemplo, um símbolo nacional. Sendo, então, reconhecido de forma expressiva pela Lei n.º 12.519/2011, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff.

Um homem, um negro, nordestino, guerreiro do Brasil Colônia que lutou e morreu por vida, por si e por tantos outros... por você, por mim, por todos nós, herdeiros desse solo carregado de preconceito que traz o racismo à mesa posta.

Claro, nenhum de nós hoje é responsável pela escravidão! Mas trazemos conosco a herança colonialista, escravocrata que privilegia o branco e ainda hoje marca profundamente o negro.

Portanto, deixe essa polêmica de lado e ao invés de celebrar o bom velhinho norte americano, celebre o Zumbi dos Palmares que depois de longos anos ainda precisa absurdamente fazer-se presente no nosso cotidiano.

Pois, ainda não conseguimos nos livrar de uma herança que lhe faz achar que ter o dia da consciência negra seria desnecessário já que vivemos num país de plena conscientização humana!!!

Hohoho!!! Papai Noel não existe, bebê!!!

Salve, salve Zumbi dos Palmares!

Salve 20 de novembro!

Salve o dia da Consciência Negra!


Marise Caribé, 20 de novembro de 2018
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال