Praia com café da manhã comunitário e limpeza do mar

Foto: Romildo de Jesus 
O domingo amanheceu chuvoso em Salvador, mas baianos e turistas logo cedo, já estavam na praia. Seja para mergulhar no fundo do mar e fazer uma limpeza, distribuir flores e realizar um café da manhã comunitário ou simplesmente desfrutar do frescor da água. Baianos e turistas lotaram o farol da Barra e valeu a pena, pois o sol voltou a brilhar depois do mau tempo. Ainda com tempo nublado, o turista de Campinas, Alex da Silva, professor estava animado com a ida ao farol. "Estou hospedado aqui próximo e vou curtir meu último dia de praia, amanhã vou embora. Passei uma semana maravilhosa aqui. Mesmo sem sol vou tomar uma água de coco e olhar o mar”.

Porém o sol não demorou a abrir, já por volta das 10 horas, a chuva parou e muitas pessoas desciam as escadinhas da praia “Todo o domingo eu, meu esposo e filha nos encontramos aqui para relaxar. Mas trazemos nossa sacola térmica com lanche e bebidas. Assim podemos ficar mais tempo”, relatou Rosane Mota, engenheira. André Vasconcelos também tomava sua cerveja com um grupo de amigos na praia do farol da Barra “No verão a chuva é passageira e a galera gosta de se encontrar aqui para colocar a conversa em dia.” disse o engenheiro. No mar era possível ver a empolgação de barcos com remadores, pessoas com pranchas de bodyboard, outras nadando ou jogando um tradicional baba baiano. “É só mesmo para suar um pouquinho e entrar no mar” brincou o advogado João Ramos. Mas a alegria não parou por ai. Em frente ao Museu Náutico, o grupo sem fins lucrativos “Plante Amor” realizou o seu tradicional café da manhã comunitário.

Depois do café distribuiu flores, pela praia. A garotada corria atrás dos sacos de pipoca doce e pirulitos “Precisamos de um mundo com Paz” disse uma das participantes Jussara Couto. Este movimento Seja semente acontece em salvador, Recife, Juazeiro e Petrolina. O objetivo é mudar o comportamento das pessoas por meio de ações solidárias. O projeto pode ser acessado pelo face e Pelo instagram: instagram.com/sejamente.  Lixo Na praia da Barra, o grupo Fundo da Folia catava o lixo buscado no fundo do mar. Pneus, calcinhas, cuecas, chinelos, sapatos, garrafas pets, latinhas de cerveja e refrigerante, cangas e roupas em geral foram resgatados, por mergulhadores.

“Nosso projeto é de voluntários. Buscamos o lixo a fim de deixar o mar mais limpo. O contato é realizado pelo face e instagram. Quando percebemos, que o dia está propício nos encontramos aqui e começamos o trabalho”. Explicou um dos líderes do grupo Bernardo Mussi. Esta foi a 43ª ação realizada pelo grupo em 2018, mas Bernardo conta que essa limpeza começou em 2010, após o carnaval e desde então eles realizam o procedimento entre o Farol da Barra e Forte de Santa Maria.

Fonte: Tribuna da Bahia
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال