Mercado de seminovos na Bahia cresce 11,8%

Foto: Romildo de Jesus
Em um ano marcado pela insegurança do consumidor, diante do panorama político e econômico do país, o setor de seminovos conseguiu crescer. Segundo relatório divulgado pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), houve crescimento de 11,8% na venda de veículos seminovos no mês de dezembro de 2018, na comparação com novembro.

No total acumulado do ano, os resultados foram positivos em 0,4%. Na Bahia, o segmento também fechou o ano no azul, com crescimento de 17% em dezembro do ano passado, em relação ao mesmo mês de 2017, conforme dados da Associação de Revendedores de Veículos do Estado da Bahia (Assoveba). “A expectativa é máxima para este ano. Já começamos janeiro muito bem, com uma maior procura.

Os clientes estão com maior potencial de compra e estamos com a esperança de que os bancos reduzam as taxas de juros”, afirmou Ari Pinheiro, presidente da Assoveba. Pinheiro destacou que embora o mês de janeiro seja marcado pelo pagamento de dívidas, como matrícula escolar e IPVA, o setor de vendas de seminovos está aquecido no estado. “Janeiro já começou bem.

O mercado está buscado as lojas, seja para trocar de carro ou comprar o primeiro veículo”, revelou. Para Ilídio dos Santos, presidente da Fenauto, os resultados de 2018 mostram que o setor se manteve resiliente diante do momento que o país viveu. “Acreditamos que a ação do novo governo, tão logo inicie a implementação de seus projetos, deverá trazer uma forte influência sobre as expectativas do mercado e os seus efeitos nos níveis de confiança e desempenho da economia para os próximos meses”, projetou.

Na avaliação do presidente da Assoveba, no ano passado o segmento começou a ganhar fôlego a partir do segundo semestre no estado. Mesmo assim, a margem de crescimento apresentada em dezembro “foi uma surpresa”. De olho na manutenção dessa curva de crescimento, a associação revela que está preparando uma série de atividades em Salvador ao longo do ano. O calendário da entidade engloba oito feirões com ofertas e condições atrativas para pagamento, entre outros eventos.

Um dos feirões é o Feirão Seminovo Garantido, que acontece de 18 de janeiro a 2 de fevereiro, em 20 lojas de Salvador. Ainda em fevereiro, o Feirão Duelo de Seminovos 10 vai ofertar mais de mil veículos, no estacionamento do Extra, na Paralela. Ao todo, serão 14 lojas participantes e a expectativa é vender cerca de 400 automóveis.

Dentre as vantagens de comprar um seminovo, Pinheiro destaca que o novo dono não precisará gastar com os acessórios, pois já estarão instalados no veículo. Som, rodas de liga leve e película são alguns deles. Ele lembrou, ainda, que um carro zero quilômetro quando sai da concessionária já perde 20% do valor de mercado.

Fonte: Tribuna da Bahia 
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال